Professores estaduais começam o planejamento escolar

Diretores, coordenadores e professores das escolas da Rede Pública de Ensino começaram nesta segunda-feira, 1, o planejamento escolar para o ano letivo de 2016. Nesta etapa, os educadores participam de cursos de atualização pedagógica, refletem sobre as ações desenvolvidas no ano que passou e traçam novas estratégias para aperfeiçoar o trabalho em sala de aula.

Os primeiros a participarem das pautas do planejamento são os professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em encontro realizado na noite desta segunda-feira, no Colégio Estadual Barão do Rio Branco, e também na escola Serafim Salgado, em Rio Branco. As reuniões vão até o dia 5.

“Da EJA são 25 profissionais, que vão estar reunidos para discutir os conteúdos das aulas que serão dadas ao longo do ano letivo”, explicou Lígia Carvalho, coordenadora pedagógica da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE). “Nosso objetivo é garantir aos alunos a aprendizagem com eficiência”, completou a educadora.

Os professores e técnicos dos núcleos da SEE, como são divididos segundo as áreas e os municípios, também começam o seu planejamento escolar nesta terça-feira, 2, e terminam no dia 5.

Segundo Rúbia Cavalcante, coordenadora de Ensino da SEE, o planejamento escolar feito com os professores e técnicos das próprias escolas é um mecanismo eficiente de fortalecimento do ensino.

Ela entende que “para avançar em qualidade na escola é preciso ter como ponto de partida a avaliação do trabalho dos docentes em 2015, para que novas ações sejam retomadas”, aperfeiçoando o ensino-aprendizagem.

Em outras palavras, nestes encontros, o profissional de sala de aula debate com os demais colegas e coordenadores pedagógicos as dificuldades encontradas no ano que passou, compartilha os resultados positivos e aperfeiçoa o que precisa ser melhorado. O ano letivo começa, na maioria das escolas do estado, no próximo dia 15.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter