Professores do Acre participam de encontro nacional de educação steam

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), participa até a próxima sexta-feira, 27, do Encontro Nacional de Educação Steam, em São Paulo, capital. Representam o Estado o chefe do Departamento de Inovações Educacionais da Secretaria de Educação e Cultura (SEE), Anderson Melo, o técnico do departamento, Eliomar Amorim, e a professora Janaí Albuquerque, da escola Raimundo Hermínio de Melo.

Com o tema “Encontro nacional de educação steam: formando educadores para uma educação transformadora”, um dos objetivos do encontro é realizar o papel indutor das feiras de ciências e de engenharia na educação básica das escolas públicas brasileiras.

O encontro é organizado pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e conta com o apoio institucional do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), além do Conselho Nacional de Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Professor Anderson: “O steam tem uma abordagem educacional que promove um aprendizado interdisciplinar”. Foto: Departamento de Inovação/SEE

De acordo com o professor Anderson Melo, a iniciativa amplia e dá sequência ao programa steam techcamp Brasil, e tem como objetivo estruturar uma rede de multiplicadores formada por gestores das secretarias estaduais de Educação e professores líderes de ações escolares em ciências, tecnologia, engenharias, artes e matemática.

“O steam tem uma abordagem educacional que integra as áreas de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática, a fim de promover um aprendizado interdisciplinar, criativo e prático, além de preparar o aluno para resolver problemas do mundo real por meio da inovação, combinando conceitos acadêmicos com a aplicação prática”, explica.

Ainda segundo ele, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que orienta a educação básica no Brasil, está diretamente ligada ao conceito de steam, por incentivar o desenvolvimento de competências que vão além do conteúdo acadêmico tradicional. “A BNCC promove uma visão integral do estudante, buscando desenvolver não só o conhecimento, mas também competências”, disse.

“Dessa forma, a metodologia steam encontra na BNCC um suporte para a implementação de atividades que envolvam projetos interdisciplinares, onde o aprendizado se dá de forma prática, utilizando recursos tecnológicos e criativos para fomentar a curiosidade e o engajamento dos alunos”, explicou.

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