A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), em parceria com as universidades Federal do Acre (Ufac) e de Toronto, no Canadá, realiza um Curso de Especialização em Atenção Primária no período de 28 a 31 deste mês, das 12 às 18 horas. A capacitação é realizada no Centro de Ciências e Saúde da Universidade Federal do Acre (Ufac).
O curso é destinado a profissionais que trabalham na atenção primária de saúde. Lançada em 2012, a capacitação visa contribuir para a melhoria da saúde no Acre, por meio da educação do profissional de saúde, que irá aprimorar o atendimento e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS).
“No ano passado trabalhamos com uma turma de 30 enfermeiros, agora estamos oferecendo a outros profissionais como médicos, odontólogos, psicólogos e outras especialidades em saúde. Esse trabalho é feito em conjunto no sentido de entender e complementar cada um, ou seja, para que possa oferecer um melhor atendimento com resolutividade ao paciente”, explica a coordenadora do curso em Toronto, Freida Chaves.
Ela esclarece ainda que no curso os alunos irão aprender a realizar os planejamentos e formas de avaliar o indivíduo, para que eles possam melhorar os trabalhos durante o seu dia a dia, uma vez que são pessoas que estão à frente do serviço, tratando direto com o paciente.
Segundo a gerente do departamento de ensino e pesquisa Talita Lima, o governo do Acre optou em fazer esse trabalho com a Universidade de Toronto, no Canadá, por ser uma instituição referência mundial em Atenção Primária em Saúde. Essa é a segunda turma, com 34 alunos, e conta com um tradutor contratado pela Sesacre para auxiliar os alunos”, comenta Lima.
A Sesacre investiu cerca de R$ 650 mil nessa formação, com o intuito de capacitar os servidores da área, o que proporcionará mais qualidade para a assistência em saúde. O curso tem carga horária de 420 horas e o certificado será entregue pela Universidade de Toronto e revalidado pela Ufac, que disponibiliza tutores para o acompanhamento das atividades acadêmicas. As aulas têm três módulos presenciais, com atividades a distância durante nove meses.