Professores da rede estadual de ensino participam do Circuito Telinha na Escola, em Cruzeiro do Sul

Atividade promovida pela ONG Casa da Árvore, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e a Vivo, tem como objetivo incentivar o uso consciente de novas tecnologias em sala de aula

cine_99s8s.jpg

O Circuito Telinha na Escola vai capacitar 24 professores de Cruzeiro do Sul, que vão experimentar técnicas básicas de produção de vídeo de bolso (Foto: Assessoria SEE)

Professores da rede estadual de ensino participam de 23 a 26 deste mês do Circuito Telinha na Escola, um circuito de capacitação para o uso de novas tecnologias oferecido por meio de uma parceria da Secretaria de Estado de Educação com a Vivo e a ONG Casa da Árvore (TO). O objetivo é incentivar o uso consciente de novas tecnologias, como o telefone celular, em sala de aula e permitir que o professor desenvolva, por meio delas, práticas pedagógicas envolvendo o uso de tecnologias e das redes sociais.

O Circuito Telinha na Escola vai capacitar 24 professores de Cruzeiro do Sul, que vão experimentar técnicas básicas de produção de vídeo de bolso (técnicas de concepção e apropriação pedagógica do roteiro, técnicas de captação de imagem e som com o celular e outros dispositivos móveis, técnicas e linguagens de edição de vídeo), além da criação de mapas multimídia. A proposta é  estimular os professores a utilizarem estas e outras ferramentas em sala de aula, aproveitando o interesse e as habilidades de seus alunos no desenvolvimento de conteúdos curriculares.

A oficina será realizada no Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) de Cruzeiro do Sul e contará com 12 horas/aula. Nesse período, além das técnicas básicas de todo o processo de produção audiovisual, os participantes também deverão experimentar como transformar ferramentas gratuitas existentes no celular, como a conexão via Bluetooth e o bloco de notas, em aplicações pedagógicas.

É a terceira vez que o Estado do Acre recebe o projeto. Em novembro de 2009, um grupo de 40 professores da rede estadual e universitários que trabalhavam como estagiários na Fundação Elias Mansour participou da primeira oficina, realizada em parceria com a Biblioteca da Floresta, na ocasião chamada de “E se eu fosse o autor?”.

Já em dezembro do mesmo ano, 20 alunos de 13 a 16 anos, das 6ª, 7ª e 8ª séries da Escola Rural Ruy Azevedo, aprenderam a filmar e editar vídeos pelo celular. A experiência possibilitou que alunos e professores da escola dessem continuidade ao aprendizado. Em junho de 2010, por exemplo, professores das disciplinas de Ciências e Geografia do colégio reuniram duas turmas de 8º e 9º anos para desenvolver o projeto “Preservando se Vive Mais”.

As atividades do projeto foram fotografas e filmadas pelo celular. “Nós participamos de atividades de plantio e de limpeza no leito do Igarapé São Pedro e agora estamos utilizando o celular para produzir vídeos sobre as nossas ações de preservação”, comentou a estudante Daniele Santos, que cursa o 9º ano.

Para o diretor da escola, Valquírio Firmino, “o uso de diferentes ferramentas, como celular, computador e internet, motivou o aprendizado”. Uma foto e matéria sobre o assunto foram postados no blog da escola (http://www.escolaruralruyazevedo.blogspot.com).

“Os resultados já alcançados mostram a importância desta capacitação”, afirma o gerente da Vivo AC/RO, Heriberto Liberatti, que elogia também o interesse da Secretaria de Educação em permanecer com a parceria. Para o diretor de inovação da Secretaria de Estado de Educação, Marco Antônio Brandão, “professores e alunos devem estar inseridos no mundo digital, e essa parceria trabalha exatamente nesse sentido ao estimular professores da rede estadual a utilizar aparelhos celulares em atividades pedagógicas”.
{xtypo_rounded2}
Serviço

Data: 23 a 26 de maio
Local: Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), Travessa Mário Lobão, 111, sala 109, Cruzeiro do Sul
Horário: 8h30 às 11h30 e 13h30 às 16h30{/xtypo_rounded2}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter