Duas mil famílias da região do Vale do Juruá estão sendo beneficiadas pelo Programa do Calcário, promovido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura e Produção Familiar (Seaprof).
O programa chega às comunidades aliado à mecanização para que as comunidades possam trabalhar no melhoramento do solo e, assim, elevar a produção de grãos e frutíferas. Os primeiros produtores a receber o calcário foram os que trabalham na comunidade do Buritirana.
O governador Tião Viana fez a entrega do calcário nesta quarta-feira, 18, acompanhado pelo secretário de Produção, Lourival Marques, secretário de Fazenda, Mâncio Lima, secretário de Indústria e Comércio, Edvaldo Magalhães, deputado federal Thaumaturgo Lima e dos deputados estaduais Elson Santiago, Jonas Lima e Eber Machado.
“São quatro mil toneladas de calcário e junto com isso seguem a mecanização agrícola e estoca. Em seguida virá o plantio de milho, macaxeira, feijão e das diversas fruteiras. Acredito que os municípios do Vale do Juruá vão ganhar bastante com essa recuperação de solo”, disse Lourival Marques.
O investimento em mecanização e na melhoria do solo traz uma nova expectativa de vida para produtores como João Macapá. “Toda a comunidade está de parabéns. Nós só temos a agradecer ao governador. O calcário com o trator é muito bom para a gente porque não vamos mais precisar queimar”, frisou o produtor rural.
Tião Viana afirmou que levar a mecanização e o calcário para as comunidades é um momento de grande alegria para o governo por ver que o Estado está ajudando produtores como João Macapá e tantos outros.
“A gente vê a comunidade dizendo que isso traz uma esperança completamente nova porque todos reclamavam de que a terra estava cansada, sem forças para gerar a produção da maneira que esses trabalhadores precisavam para a plantação do feijão, da macaxeira, entre outros. Agora a gente tem um novo momento. Podemos ter um momento em que eles não precisem mais gastar seus esforços queimando”, disse o governador.
Tião Viana explicou que a terra com o incremento do calcário pode ficar até oito anos dando estabilidade e produtividade para essas famílias. As máquinas entregues à comunidade do Buritirana fazem parte das 364 que o governo comprou e que vão garantir a mecanização, e com o calcário farão acontecer um novo momento na produção na região do Juruá.
O deputado federal Thaumaturgo Lima declarou que esta quarta-feira, 18, foi um dia histórico para a comunidade, que recebeu um governador que levou ações que garantem a recuperação do solo para famílias que vivem da produção rural.
“Este é um momento que vai ficar na história da Buritirana porque esse calcário que vem é um sonho para os produtores, que sabem que essa é a saída para fazer a produção melhorar”, pontuou Thaumaturgo Lima.
Galeria de imagens