O secretário de Agropecuária (Seap), Lourival Marques, e o secretário adjunto, Mamed Dankar, acompanhados do prefeito do Bujari, Antonio Raimundo de Brito Ramos, conhecido o “Tonheiro”, e o seu secretário de Agricultura, Jairo Pinheiro, entregaram nesta quarta-feira, 27, a quatro associações de produtores rurais, trilhadeiras de cereais e motor estacionário para beneficiamento da produção local. Os equipamentos foram adquiridos com recursos alocados pelo senador Jorge Viana.
“O senador Jorge Viana tem compromisso com os produtores rurais. E com esses equipamentos para beneficiar milho, arroz e outros cereais, os produtores podem até mesmo ampliar suas áreas de produção, sabendo que terão o reforço de máquinas na hora da colheita”, disse o secretário. Com os investimentos que o governador Tião Viana tem feito para o setor agrícola somente no Bujari, já foram mecanizados mais de mil hectares com destoca e aragem, beneficiando cerca de 400 famílias de 18 associações rurais do local.
A primeira associação a receber uma trilhadeira de cereais foi a Associação de Produtores Rurais do Projeto de Assentamento Antonio de Holanda, localizada no ramal Aldo Aires. Com apenas dois anos, os assentamentados já foram beneficiados com a construção de açudes, mecanização com destoca e gradagem e receberam kits para construção de casas de vegetação e galinheiros. O presidente da associação, José Paulo de Oliveira, falou da satisfação dos produtores com o governo do Estado.
No ramal Abib Cury, a Associação de Produtores, que leva o mesmo nome do ramal, também foi feita a entrega de tralhadeira de cereais e motor estacionário. “A gente já estava precisando mesmo desse reforço porque temos bastante produção de milho, e debulhar a mão não é fácil”, disse o presidente Antonio Emiliano da Silva Nascimento. Na comunidade Riozinho do Andirá, ramal Ilha das Cobras, os produtores aguardavam o secretário Lourival Marques com festa. Os produtores da região também foram beneficiados com emenda extraorçamentária do senador Jorge Viana.
A última entrega foi para a Associação Nova Esperança, no Ramal da Manga. O presidente José Claudenir dos Santos lembrou que sem máquinas o produtor tem uma vida muito difícil. “A gente tem recebido assistência desse governo porque há técnicos que vão até nossa propriedade, têm ramal, têm para quem vender o que a gente produz”, disse.
Como representante do povo do Bujari, o prefeito Tonheiro fez questão de lembrar que sem a parceria com o governo do Estado seria difícil atender as necessidades da zona rural. “Essa parceria tem dado certo. O governador Tião Viana tem sido parceiro e é por isso que estamos fazendo, por exemplo, a abertura e manutenção de nossos ramais”, lembrou.