Produtores de banana de Manoel Urbano recebem investimento de R$ 200 mil

A Cooperativa de Artesãos, Agricultores Familiares e Economia Solidária de Manoel Urbano será contemplada (Foto: Elias Jorge)

Com uma produção de banana estimada em 3,6 mil toneladas anualmente, espalhado por cerca de 300 hectares, Manoel Urbano já alcança mercados em outros estados brasileiros. Para aprimorar o processamento desse cultivo, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seap), apresentou um investimento de R$ 200 mil para a cadeia produtiva da banana no município.

Na última sexta-feira, 17, em reunião com os produtores que trabalham com o fruto, o titular da Seap, José Reis, explicou como deverá ser aplicado os recursos, de um convênio com a Fundação Banco do Brasil. “O investimento contempla uma camionete simples, uma câmara fria para armazenamento da banana, além de ações de boas práticas com casas de lavagem para melhorar o processamento”, afirmou Reis.

O projeto é para a Cooperativa de Artesãos, Agricultores Familiares e Economia Solidária de Manoel Urbano, a Coopam, que conta atualmente com cerca de 40 produtores. Com a produção crescendo, o investimento ajudará os produtores a enfrentarem um dos maiores desafios desse cultivo, que é armazenar e transportar de forma correta para que a fruta chegue em perfeitas condições nos compradores.

Com vendas para o Mato Grosso, Rondônia e outros estados, o município tem encontrado um novo caminho para sua emancipação econômica. “Estamos colocando Manoel Urbano na trilha do desenvolvimento com a evolução do setor agropecuário”, afirma Reis.

“Estamos colocando Manoel Urbano na trilha do desenvolvimento com a evolução do setor agropecuário”, afirmou Reis (Foto: Elias Jorge)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter