Produção do Juruá fortalecerá economia acreana

Em viagem aos municípios do Vale do Juruá, o governador Tião Viana e secretários lançam novas obras e ações para fazer crescer a economia 

foto_sergio_vale_384460046065.jpg
img_2295.jpg

Produção de peixe, de frango, de porco, de coco, de móveis, de verduras, de frutas e infraestrutura para apoiar a produção, estes foram os principais temas da visita do governador Tião Viana ao Juruá neste fim de semana (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Produção de peixe, de frango, de porco, de coco, de móveis, de verduras, de frutas e infraestrutura para apoiar a produção, a começar da conclusão da BR-364, que vai levar os produtos da região para Rio Branco e o restante do Brasil e do mundo pela Rodovia do Pacífico, preste a ser inaugurada pelo governo peruano. Esse foi o tema principal de mais uma agenda de trabalho que o governador Tião Viana, alguns secretários e parlamentares promoveram neste final de semana nos municípios do Vale do Juruá, região que Tião Viana considera muito promissora para ajudar o estado a gerar empregos e renda para todos os acreanos, de Assis Brasil a Marechal Thaumaturgo.  

“Aposto no Juruá para contribuir de maneira decisiva para a consolidação da economia do Acre”, afirmou o governador, ao falar na manhã de sábado, 16, na TV e Rádio Juruá, em Cruzeiro do Sul, sobre as boas novas que trouxe para os municípios de Feijó, Tarauacá, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, além de Cruzeiro. Acompanhado do vice-governador César Messias, do senador Aníbal Diniz, do deputado Élson Santiago, presidente da Assembleia Legislativa, da deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), do deputado Moisés Diniz (PT) e de alguns secretários, o governador anunciou investimentos nas áreas de produção e de infraestrutura urbana, como é o caso do programa de pavimentação e de saneamento básico Ruas do Povo. O programa prevê a pavimentação, até 2014, de todos os mais de 600 quilômetros de ruas que ainda faltam ser pavimentadas nos 22 municípios acreanos.

A prioridade dada pelo governo à produção econômica do estado, depois da construção de infraestrutura urbana e rural pelos governos Jorge Viana e Binho Marques, pode ser sentida, na prática, na propriedade de 75 hectares de José Barbosa de Oliveira, o animado e próspero Marquinho, que foi visitada pela manhã por Tião Viana e secretários em Mâncio Lima.

img_2030.jpg

Na noite de sexta-feira, 15, em Cruzeiro do Sul, no auditório do Teatro dos Náuas, lotado por mais de 600 pessoas, o governador Tião Viana apresentou à população as obras e ações previstas para o município com os recursos do BNDES (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Com renda mensal que já alcança os R$ 75 mil mensais, Marquinho, cruzeirense de 38 anos, é o exemplo da grande disposição para o trabalho e produção que o governador Tião Viana vem estimulando em todo o Acre desde o dia primeiro de janeiro deste ano, quando assumiu a administração estadual. De empregado numa lan house há seis anos, Marquinho já produz 24 toneladas de tomate, cultiva centenas de pés de frutas como mamão e maracujá e abate 400 frangos por semana, além de já ter plantado 570 mudas de coco, das mais de 60 mil mudas que o governo está trazendo do Nordeste para plantar em Mâncio Lima. Entusiasmado, Marquinho mostrou ao governador o mini-frigorífico que construiu em sua propriedade para abater seus frangos e que ainda precisa ser licenciado.
 
Mais tanques vão engrandecer a produção de peixe da região

Na noite de sexta-feira, 15, em Cruzeiro do Sul, no auditório do Teatro dos Náuas, lotado por mais de 600 pessoas, o governador Tião Viana apresentou à população as obras e ações previstas para o município dentro dos novos investimentos que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) irá fazer no estado nos próximos anos. Neste sábado, logo cedo, o governador concedeu entrevista à Rádio Juruá FM, explicando novamente as obras e ações que já estão sendo e as que ainda serão realizadas no Juruá até o final de seu governo. De Cruzeiro do Sul, a comitiva do governador foi a Mâncio Lima visitar obras de construção de mais tanques de piscicultura. Ali, o governo anunciou serviços de destoca e mecanização agrícola para ampliar a produção de grãos do município, que também está tendo seus ramais agrícolas recuperados dos estragos provocados pelo último inverno amazônico.

img_2569.jpg

De Mâncio Lima, o governador e comitiva retornaram a Cruzeiro do Sul para entregar 126 casas populares no bairro Nossa Senhora das Graças, no loteamento Vale dos Buritis (Foto: Sérgio Vale/Secom)

De Mâncio Lima, o governador e comitiva retornaram a Cruzeiro do Sul para entregar 126 casas populares no bairro Nossa Senhora das Graças, no loteamento Vale dos Buritis, onde as famílias poderão dispor de boas casas com água, luz, esgotamento sanitário de dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Em meio ao grande entusiasmo e alegria que tomou contas das famílias que estavam recebendo suas novas casas, saindo das áreas alagadiças dos bairros da Lagoa e do Miritizal, o governador Tião Viana entregou as chaves e plantou uma muda de árvore em frente à casa do soldado da borracha Sebastião Jesus da Rocha, 85 anos.

“Quero agradecer ao governador por essa imensa alegria que ele proporcionou a mim e a minha família, nos dando um lar mais seguro e melhor de viver”, disse seu Sebastião, uma das mais de 2,5 mil pessoas que moram em casas de áreas de risco e que vão dispor, ainda este ano, de novas residências em construção pelo governo do estado com a ajuda do programa Minha Casa, Minha Vida, uma das prioridades dos governos do ex-presidente Lula e da atual presidente Dilma Rousseff.

Em sua visita aos municípios do Vale do Juruá, o governador esteve acompanhado dos secretários Edvaldo Magalhães, da Indústria e Comércio; Lourival Marques, da Produção Familiar; e Wolvenar Camargo, de Obras, além do diretor do Depasa, Gildo César, do Deracre, Marcus Alexandre e do Instituto Socioducativo, Dimas Sandas.


Galeria de imagens

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter