Produção da banana cresce 30% em 2008

Após três safras em declínio, produto recupera produtividade

banana_900_sergio_vale.jpgA safra da banana no Acre em 2008 cresceu 30% em comparação ao ano passado. Com a estabilização da produção este ano, registrou-se um recorde na produtividade. Há três anos, o Estado passou por um período de grandes queimadas, resultando em perdas e elevação do preço do produto.

Desde 2002, são registrados aumentos na produção, com exceção de 2005.  Em 2002, a safra foi de 52 mil toneladas. Em 2005, 55 mil toneladas. 75 mil toneladas foi o balanço de 2006. Ano passado com 85 mil toneladas e esse ano a expectativa da Seaprof é chegar a 100 mil toneladas. "Em 2005 tivemos uma grande perda, por conta das queimadas. Já em 2006 alcançamos uma estabilização da produção. No ano passado veio a estabilização e este ano um crescimento de 30% ", afirma Nilton Cosson, secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar.

Atualmente, os maiores produtores são os municípios de Acrelândia e Porto Acre. Cada município tem uma forma de produção. A banana produzida em Acrelândia é cultivada em solo firme, diferente de Porto Acre que planta, em sua maioria, o produto nas margens do Rio Acre.

Para melhorar ainda mais, a Seaprof e a Embrapa pesquisam técnicas que aumentam a qualidade do produto. "Assinamos um convênio com a Embrapa para oferecer treinamentos aos produtores rurais", ressalta Cosson.

A safra no Acre vai de agosto a setembro. Nesse período, a população adquire o produto a preços mais baratos, sendo a banana prata a mais consumida pelos acreanos. Hoje, o Estado é auto-suficiente e comercializa para os estados do Amazonas, Mato Grosso e Rondônia.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest