Produção agrícola do Acre é destaque na Expoacre Juruá

Diversificação da produção da agricultura familiar e tecnologias em implementos para a área são os atrativos

dsc_0352lugds.jpg
dsc_0362dfa.jpg
dsc_0368ssddsf.jpg

Um grande público participou das primeiras atividades da Expoacre Juruá 2011 (Foto:Assessoria Seaprof)

Entre os dias 1 e 4 de setembro, o estande da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) na Expoacre Juruá 2011, em Cruzeiro do Sul, apresentará a diversificação da produção da agricultura familiar. No local, foi montado um estande de mais de 24 metros quadrados com a exposição de peixes, casa de vegetação e produtos beneficiados. Os participantes também podem conhecer sobre a criação e pequenos animais como ovinos, suínos e as tecnologias em implemento agrícola que auxilia na recuperação de áreas degradadas.

“No estande é abordado como o produtor pode construir tanques, como ter acesso a eles. Outras cadeias produtivas foram abordadas,  como a de suinocultura, da bacia leiteira, da galinha caipira e de hortaliças, nos quais estão sendo implementadas mais de 100 casas de vegetação nos municípios, mostrando, assim, várias áreas da agricultura familiar que estão sendo implantadas”, ressalta o secretário Lourival Marques Filho.

São oito cadeias produtivas expostas no estande, apresentando as experiências do trabalho com produtores familiares. Além das cadeias produtivas, a Seaprof apresenta também programas de governo como a Extensão Indígena, Manejo de Fauna e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

O espaço da produção tem o objetivo de socialização de ações desenvolvidas e tecnologias, além da exposição e comercialização de produtos.

Um exemplo é da produtora Maria do Socorro de Souza Lima, do Quintal Agroflorestal Santa Rosa em Cruzeiro do Sul. Na propriedade ela planta hortaliças e macaxeira e na Expoacre Juruá 2011 as tapiocas que confecciona na hora, diante do cliente, é resultado do seu plantio.

Recorde de Público

Cerca de 80 mil visitantes são esperados na Expoacre Juruá. E o grande público se deve as boas condições de trafegabilidade da BR-364. A feira conta com 120 expositores dos mais diferentes setores econômicos da região. A expectativa da organização é que o movimento financeiro tenha girado em torno de R$ 6 milhões em negócios realizados entre os setores produtivos.

Este ano a maior novidade fica por conta da mudança de local da feira que saiu da Avenida Mâncio Lima para o estacionamento do Estádio Arena do Juruá, que fica 8 quilômetros do centro da cidade, na rodovia AC 405. No dia de abertura a distância não impediu que a população prestigiasse o evento.

A principal atração da Expoacre Juruá foi a apresentação de Bruno da dupla Bruno e Marrone que fez um show no primeiro dia no palco montado no Arena do Juruá. Foi a primeira vez que o artista se apresentou na região do Juruá. A entrada foi totalmente grátis e a apresentação começou por volta da uma hora da manhã. Nos dias seguintes as atrações artísticas regionais devem animar a feira. Os rodeios começam na sexta-feira, 2, com as suas finais no domingo durante o encerramento da Expoacre Juruá.     

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter