Produção do filme “Valsinha” realiza Oficina de Preparação do Ator para público da terceira idade

Gravações serão feitas no Senadinho, lugar que marcou a história de muitos casais de idosos (Foto: Val Fernandes)

Gravações serão feitas no Senadinho, lugar que marcou a história de muitos casais de idosos (Foto: Val Fernandes)

Um triângulo amoroso entre uma mulher e dois homens, todos na faixa da melhor idade, é o enredo do curta-metragem ‘Valsinha’, realizado pelo diretor Ney Ricardo, com financiamento do Fundo Estadual de Cultura. O elenco do filme será composto pelos participantes da ‘Oficina de Preparação do Ator’, voltada para o público idoso, promovida pelo Sesc com o apoio da Fundação Elias Mansour (FEM). As inscrições são gratuitas e estarão abertas a partir da próxima segunda-feira, 30, até o dia 3 de agosto, nos Sesc Bosque e Centro.

O processo de realização está dividido em três etapas. A primeira já abrange a fase das inscrições, que automaticamente coloca os participantes no elenco. Em seguida, assim como os grandes atores de novela, eles vão inciar a prática de laboratório nos ambientes em que o filme será rodado e, por último, partirão para as filmagens. O principal cenário do curta vai ser o Senadinho.

“São vários os relatos de casais de idosos que se apaixonaram por ali, espaço que os aproximam, também, a um outro tempo, de uma cultura, ainda presente na memória, constituída no seringal. No Senadinho, os idosos têm a oportunidade de rever amigos, contar e ouvir causos, paquerar e livrar-se de males físicos e emocionais, comuns da idade avançada, e principalmente dançar”, explica o diretor.

Valsinha

A produção abordará questões relacionadas à cultura, memória, afetividade e espacialidade na terceira idade, como também deve prestar uma homenagem ao Senadinho, que está prestes a completar doze anos.

“Em um mundo onde os direitos do idoso são cotidianamente violados, acreditamos que uma obra artística, sem ser panfletária e reflexiva, é de grande importância para o debate desse tema. Mostrar uma terceira idade ativa, que dança e que sorri, contribuirá para a quebra de clichês preconceituosos tão comuns a essa etapa da vida”, conclui Ney Ricardo.

Serviço:

Oficina de Preparação do Ator, com o cineasta Ney Ricardo. Inscrições de 30 de julho até 3 de agosto, no  Setor de Cultura do Sesc Centro, com Nárdia Lima (3302-1050), e no Setor de Trabalho Social com Idosos do Sesc Bosque, com Marizete Mello (3901-3200). A oficina começa no dia 7 de agosto. Vagas gratuitas e limitadas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter