Produção da banana será fortalecida com áreas de mitigação de risco

Banana do Acre poderá ser exportada para outros estados (Foto: Angela Peres/Secom)
Banana do Acre poderá ser exportada para outros estados (Foto: Angela Peres/Secom)

Entre os dias 25 e 27 deste mês, o governo do Estado, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), vai habilitar engenheiros agrônomos e florestais como técnicos responsáveis pela emissão do certificado fitossanitário de origem no Acre. Com foco no fortalecimento da cadeia produtiva da banana, a capacitação vai possibilitar a implantação de áreas de mitigação de risco, que abrangem medidas de manejo de risco de pragas nas propriedades rurais, sob a fiscalização do Idaf.

A novidade vai garantir a ampliação de mercado para os produtores. Raul Gonçalves é dono de uma propriedade há 30 anos no quilômetro 9 do Ramal Linha 1, em Acrelândia. Só na sua área, 45 hectares são de cultivo de banana. Ele é apenas um entre muitos que apostaram no produto no município, que já é considerado como a região com maior número de bananais do estado.

Raul afirma estar otimista (Foto: Angela Peres/Secom)
Raul afirma estar otimista (Foto: Angela Peres/Secom)

Segundo Raul, o curso que vai capacitar profissionais para atuarem como técnicos das propriedades já era muito aguardado pela classe produtora: “Eu mesmo já esperava por isso, há muito tempo porque só assim vou poder vender a banana que produzo aqui para qualquer lugar do estado, porque o certificado vai dizer que ela é saudável”.

De acordo com o engenheiro agrônomo e fiscal do Idaf, Alex Elias Braga, a emissão de certificados é um meio de controle do trânsito de produtos de origem vegetal, conforme determina a instrução normativa n° 55, de 4 de dezembro de 2007, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter