Produção anuncia início do Programa de Aquisição de Alimentos em 2016

Representantes de mais de 80 entidades beneficiadas pelo PAA participaram de reunião sobre início do programa (foto: Leônidas Badaró)
Representantes de mais de 80 entidades beneficiadas pelo PAA participaram de reunião sobre início do programa (Foto: Leônidas Badaró)

Representantes das entidades beneficiadas com os produtos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em Rio Branco participaram na tarde desta quinta-feira, 7, de uma reunião com a coordenação do programa no Acre.

Na pauta, uma ótima notícia. O PAA começa a entregar os alimentos oriundos da agricultura familiar a custo zero para as entidades cadastradas na próxima terça-feira, 12, durante evento a ser realizado na Central de Abastecimento de Rio Branco (Ceasa).

Só na capital acreana, o programa vai beneficiar este ano 81 entidades sem fins lucrativos, como hospitais e escolas.

Um dos contemplados é o Hospital de Saúde Mental do Acre (Hosmac) que diariamente oferece mais de 200 refeições. Jorge Alberto Franco Filho, gerente administrativo da unidade de saúde, fala da importância do programa. “Esses alimentos têm uma grande importância para nós. Suprem nossas necessidades e deixam os pacientes bem alimentados”.

A maior parte de entidades beneficiadas são estabelecimentos de ensino. A diretora da Escola José Sales de Araújo, Deusimar Dankar, explica que o lanche oferecido na escola, muitas vezes, é a melhor refeição do estudante durante todo o dia. “Esses alimentos ajudam no aprendizado das crianças. Muitos saem de casa sem fazer as refeições de forma adequada. Nosso sentimento é de felicidade em poder oferecer uma alimentação de qualidade aos alunos”.

Somente em Rio Branco, o PAA vai adquirir a produção de 638 produtores familiares, movimentando mais de 1,9 milhão de reais na economia da capital acreana.

Carlos da Silva, coordenador estadual do PAA, anuncia que até o final do mês de agosto programa será lançado em todos os municípios acreanos (foto: Leônidas Badaró)
Carlos da Silva, coordenador estadual do PAA, anuncia que até o fim do mês de agosto o programa será lançado em todos os municípios acreanos (Foto: Leônidas Badaró)

Programa tem início em todo o estado

Apenas cinco  estados do país foram autorizados pelo governo federal a iniciar o programa este ano. Um deles é o Acre. “Nós fizemos um trabalho muito sério na documentação das entidades e conseguimos o aval para iniciar o PAA”, afirma Carlos da Silva, coordenador estadual do programa.

O titular da Seaprof, Lourival Marques, falou da importância do programa para o Acre. “O PAA beneficia todo mundo. Garantimos alimentação adequada para milhares de pessoas e adquirimos os alimentos do produtor familiar a um preço justo, eliminando a figura do atravessador”.

Além de Rio Branco, mais uma vez, o Programa de Aquisição de Alimentos vai beneficiar todos os municípios do estado. A previsão é que o PAA tenha início em todos os municípios até o dia 23 de agosto. A previsão de volume de recursos é de 4, 7 milhões de reais.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter