Ação visa garantir a qualidade de vida e evitar situações de superendividamento pessoal e familiar
Em continuidade ao ciclo de palestras para educação dos consumidores, a Divisão de Educação para o Consumo do Procon ministrou na manhã desta quarta-feira, 17, a palestra “O Superendividamento e o Idoso”. A ação aconteceu no Centro Referência em Assistência Social do bairro Vitória (Cras) e foi voltada, principalmente, para os idosos daquela comunidade e proximidades.
O tema aborda a situação de vulnerabilidade dos idosos quanto a financiamentos e empréstimos oferecidos a eles com condições diferenciadas e descontos em conta corrente. Na oportunidade, os idosos são alertados quanto aos ricos de contrair dívidas e como agir quando são abordados e induzidos a contratá-los, evitando que comprometam sua renda.
Segundo Ana Paula Matos, ministrante da palestra, o superendividamento é um fenômeno social e mundial que tem repercutido em vários aspectos na vida do idoso. “As palestras são baseadas no artigo 6º do CDC, que dispõe, entre outras coisas, quanto ao direito à educação e divulgação sobre o consumo adequado dos produtos e serviços”, declarou.
Ainda segundo Ana Paula, a palestra dá dicas muito importantes a fim de mudar o comportamento em relação ao uso dos recursos financeiros para garantir a qualidade de vida e evitar situações de superendividamento pessoal e familiar desses idosos.
O aposentado Antônio Monteiro aprovou a iniciativa e disse que costuma ter cuidado para não ser enganado, mas que "informação nunca é demais". “Nós precisamos ter muito cuidado e evitar cair na mão desses aproveitadores. Não podemos passar o número de documentos e do cartão do banco a ninguém nem confiar em ligações oferecendo empréstimo. Enquanto eu puder, cuido do meu dinheiro”, disse.