Procon realiza operação de fiscalização em agências de viagem

Nos próximos dias, as agências de viagem de Rio Branco serão alvo de operação de fiscalização do Procon, em razão da Resolução n° 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que prevê a autorização da cobrança de tarifa para o despacho de malas.

A operação teve início nesta semana, em continuidade à ação realizada pela instituição no Aeroporto Internacional de Rio Branco no mês de julho, em parceria com o Ministério Público do Acre (MP/AC) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AC).

Durante a abordagem, o objetivo é orientar agências sobre a necessidade de prestar a informação com clareza ao consumidor no ato da contratação dos serviços da empresa, sobretudo acerca da taxa de inclusão de despacho de bagagem.

A norma da Anac autorizou o aumento do peso da bagagem de mão, que passou de cinco para dez quilos. Com um volume acima desse estabelecido, o passageiro irá despachar e custear essa despesa.

De acordo com a chefe da Divisão de Fiscalização do Procon, Fran Brito, a insegurança do consumidor na hora de realizar a compra depois das mudanças preocupou o órgão, por isso, todas as agências serão fiscalizadas.

“Nossa intenção é resguardar os direitos do consumidor. Nesse sentido, estamos fazendo esse primeiro contato para orientação. No caso de denúncia posterior de alguma das empresas, faremos a abertura de processo administrativo que requer a aplicação de multa. Então, se o consumidor permanecer com dúvidas ou se sentir lesado de alguma forma nos seus direitos, pode procurar o Procon a qualquer momento”, informou.

Outros aspectos como a venda casada e propaganda enganosa também são alvo da operação. “As empresas que praticarem esse tipo de infração ao código do consumidor também serão autuadas”, completa Fran Brito.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter