O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AC), deu início na segunda-feira, 8, em parceria com o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Acre (Ipem/AC) a operação Black Friday, na capital acreana e também em Cruzeiro do Sul.
A ação que deve durar até o final deste mês, terá duas etapas e visa conferir a veracidade dos descontos divulgados nos produtos, evitando-se que a data seja utilizada para atrair consumidores para a venda de produtos no mesmo preço ou até mais caros do que o praticado.
A equipe de fiscalização do Procon estará nas ruas orientando, notificando e fiscalizando qualquer prática abusiva que seja realizada pelos fornecedores durante a Black Friday, com o objetivo de garantir a defesa dos consumidores acreanos. Nesta primeira etapa estão sendo notificadas lojas de galerias, do centro e do shopping da capital, para indicação de produtos em que vão estar em promoção e averiguação dos preços atuais. Na segunda etapa, a fiscalização irá analisar os descontos dos produtos mencionados para tentar coibir as práticas abusivas.
Para Romeo Queiroz, agente fiscal, “o foco principal da operação, que acontece todos anos, é de verificar se realmente a promoção que as lojas estão ofertando, condiz com o desconto. Estaremos visitando várias lojas que estarão participando da Black Friday, e também lojas que ainda não sabem se vão ou não participar”, ressalta. As lojas serão notificadas a entregarem uma lista de preços atualizada, para que possa ser conferida no dia da Black Friday, 29 de novembro.
Camila Pereira, chefe do departamento de atendimento e fiscalização do Procon/AC, destaca a importância da pesquisa e atenção do consumidor na hora das compras, e faz um apelo: “ Consumidor, realize pesquisas antes de comprar qualquer produto, verifique se o desconto anunciado realmente está sendo aplicado, tenha cuidado quanto às compras on line, sempre verificando a segurança da loja virtual e, por fim, consuma de forma consciente, a fim de evitar o superendividamento,” destaca.