Procon realiza ciclo de palestras educativas

Serão trabalhados temas como Economia Doméstica, Consumo Sustentável, Superendividamento para o Idoso e Consumo Infantil

Com o principal objetivo de melhorar as relações de consumo, estimulando sempre o consumo consciente, o Procon, através da Divisão de Educação para o Consumo, Estudos e Pesquisas (Decep), elabora palestras educativas voltadas para Centros de Referência Social, Escolas, associações de moradores e comunidade em geral.

As palestras abordam os direitos do consumidor, através dos seguintes temas: Economia Doméstica, Consumo Sustentável, Super endividamento para o Idoso, Consumo Infantil e a apresentação do documentário “Consumo e Violência”, que conceitua os impactos do consumismo na juventude, apontando a violência como uma das consequências desse fenômeno.

O projeto também continua com a apresentação da “Palestra Espetáculo: Não Consuma o Consumidor”, que informa e esclarece de forma lúdica, mostrando quais os direitos do cidadão no ato da compra, ao assinar um contrato e como preceder caso se sinta lesado.

Nas palestras, a população conhece o Código de Proteção do Consumidor, regras e princípios relativos a práticas comerciais, contratos de consumo, publicidade e cobranças de dívidas, além de poder exigir a qualidade em produtos e serviços e a transparência de informações por parte da empresa. O conhecimento dos Direitos do Consumidor permite ao cidadão exercer de forma plena seus direitos como cliente ou contratante de um serviço.

Segundo a diretora do Procon, Vanuza Messias, as palestras esclarecem sobre o que é o consumo consciente, quais os direitos que o consumidor tem ao comprar um produto e contratar serviços, tornando-o menos vulnerável e tornado-o uma espécie de “agente fiscalizador”, agindo juntamente com o Sistema de Proteção e Defesa do Consumidor. “É uma forma de ajudar consumidores desavisados de maneira mais simples.”

O agendamento para apresentação de palestras e da “Palestra Espetáculo”  deve ser feito através do telefone: (68) 3213-2638/3213-2618, pelo e-mail procon.acre@ac.gov.br ou no próprio órgão, na Avenida Ceará, 823, bairro Cadeia Velha.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter