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Procon oferece dicas de consumo consciente para as compras de Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados é uma das datas mais importantes para o comércio. Nesse período, ocorre um aumento significativo na procura por produtos e serviços para presentear. Por isso, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC) listou algumas dicas para o consumo consciente.

Consumidores devem estar atentos às compras para evitar o endividamento. Foto: internet

Planejar o quanto pode e se quer gastar é primordial, além disso pesquisar gostos e tamanhos irá facilitar a escolha e a compra do presente.

Quanto às trocas, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), os estabelecimentos comerciais não são obrigados a trocar produtos que não apresentarem defeito. Por isso, é importante prestar atenção nas políticas de troca da empresa, na hora da compra.

Comparar os preços, pois dependendo do produto ou do serviço almejado, pode haver uma significativa variação de valores.

Nas compras pela internet, deve-se verificar a procedência da loja virtual, a presença do cadeado no canto esquerdo da página, o qual indica que  ela é mais segura e preserva com maior eficiência o sigilo dos dados transmitidos, e ainda se existem informações como CNPJ, telefone e endereço no site.

Analisar preços de produtos e serviços gera benefícios para o consumidor. Foto: internet

Nessas compras, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) prevê o direito de arrependimento por um período de sete dias após o recebimento do produto. Nos casos de vendas por meio de redes sociais, o estabelecimento é obrigado a divulgar o preço junto aos produtos ou serviços ofertados, e não somente via inbox. Guardar a nota fiscal e informações sobre o produto, como prints e fotos, pode auxiliar, caso ocorra algum tipo de prejuízo.

A presidente do Procon/AC, Alana Albuquerque, destaca que, nessa data, é muito importante que o consumidor esteja atento à escolha do presente e pratique o consumo consciente na hora de realizar as suas compras. “Isso o prevenirá de ser vítima de fraudes ou golpes, e também evitará a ocorrência de gastos desnecessários, bem como do endividamento, prezando sempre pela boa saúde da vida financeira do consumidor.”

Em caso de dúvidas ou denúncias, o cliente pode entrar em contato com o Procon/AC, por meio das redes sociais (@proconac), do telefone 3223-7000 ou pelo canal de atendimento 151.