Procon inicia Operação Passa a Régua em papelarias de Rio Branco

O Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/Acre) deu início nesta semana à Operação Passa a Régua, que visitará pelo menos 20 papelarias de Rio Branco para fiscalizar os estabelecimentos e orientar os vendedores.

O objetivo da operação é orientar os empresários sobre quesitos inerentes ao Código de Defesa do Consumidor, como a precificação correta que possibilite ao consumidor saber facilmente o preço dos produtos, situações de vendas casadas e ainda formas de pagamento que devem estar informadas de maneira acessível ao comprador.

Fiscalização nos comércios visa resguardar os direitos do consumidor (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

“A finalidade da operação é garantir a segurança dos direitos dos consumidores que vêm comprar o material escolar de seus filhos”, assegura o diretor-geral do Procon/Acre, Diego Rodrigues. Ele acrescenta que a ação também é importante para o comércio, que já é bem informado por várias ações de fiscalização ao longo dos anos.

O trabalho realizado pelas ações do Procon/Acre é reconhecido por Rosângela Silva, vendedora de uma das papelarias visitadas. “Esta fiscalização é importante porque acaba nos ajudando também. Eles estão nos orientando sobre como afixar os preços nos produtos, então nos ajuda e também os clientes”, afirma.

Um dos clientes que se sentem beneficiados por operações como essa é o servidor público Almir Neves. Ao realizar compras de materiais para o órgão onde trabalha, Neves sempre pesquisa os preços para encontrar os mais justos. “Essa orientação aos comerciantes é importante porque facilita para o cliente. Quando os preços são informados da maneira correta, o cliente não perde tempo chamando um funcionário”, avalia.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter