Procon fiscaliza supermercados

Fiscalização teve início no começo de março (Foto: Val Fernandes/Secom)
Fiscalização teve início no começo de março (Foto: Val Fernandes/Secom)

A equipe do Procon está realizando fiscalização nos supermercados de Rio Branco para verificar se os estabelecimentos estão praticando preços abusivos. Essa ação é uma medida para garantir que sejam respeitados os direitos do consumidor.

Com a cheia do Rio Madeira, o transporte das mercadorias ficou prejudicado. Com isso, os produtos passaram a ser transportados, também, via aérea. “Apesar dessa situação, é preciso que o consumidor fique atento aos preços dos produtos. Caso verifique aumento excessivo, denuncie ao Procon da Oca ou ligue para 151”, ressaltou Francisca Brito, chefe da divisão de fiscalização do Procon.

A fiscalização teve início no começo deste mês. As tabelas de preços, a planilha de custos e as notas fiscais foram solicitadas aos estabelecimentos, para que o Procon analise os documentos. As empresas têm prazo de dez dias para enviar as informações.

A venda de produtos racionados não está prevista no Código de Defesa do Consumidor, mas, em virtude da dificuldade de abastecimento, é possível que os supermercados orientem os consumidores para não comprar produtos em excesso. “Colocamos avisos de limite de compra de produtos, mas não é uma obrigatoriedade. Mesmo assim, muitos consumidores estão sendo compreensivos”, comentou Aludson Silva, gerente de supermercado.

Os aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) estão realizando o transporte de hortifrutigranjeiros somente de Porto Velho para Rio Branco – o trecho de São Paulo até Porto Velho é custeado pelos próprios empresários.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter