consumidor

Procon e Vigilância Sanitária fiscalizam supermercados da capital

Nesta quinta-feira, 18, os agentes fiscais do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC) e da Vigilância Sanitária de Rio Branco iniciaram uma nova etapa de fiscalização nas redes de supermercados da capital.

Empresa foi autuada e os alimentos foram encaminhados para serem descartados. Foto: cedida

O objetivo da ação é verificar os protocolos sanitários de combate à Covid-19, as condições de armazenamento e exposição dos produtos alimentícios, datas de validade e demais normas em prol da saúde e do direito do consumidor.

“Na última segunda-feira foi celebrado o Dia Mundial do Consumidor, e nós aqui no Acre estamos realizando um cronograma de atividades durante toda a semana, em que as fiscalizações foram destacadas. Estamos realizando notificações nos postos de combustível e, agora, com o apoio da Vigilância Sanitária, estamos fiscalizando os supermercados”, destaca a diretora-presidente do Procon/AC, Alana Albuquerque.

Em um estabelecimento comercial localizado na parte alta da cidade, os órgãos fiscalizadores apreenderam 241 unidades de produtos alimentícios impróprios para o consumo, por estarem fora da temperatura adequada de congelamento.

“Graças a este trabalho em conjunto está sendo possível averiguar, por meio de termômetros digitais, a temperatura dos alimentos que estavam sendo comercializados e comparar as informações contidas nas embalagens dos produtos. Infelizmente, os alimentos apreendidos não estão nos padrões de conservação, refrigeração ou congelamento, o que pode causar danos à saúde da população”, relata o chefe de fiscalização do Procon, Rommel Queiroz.

A empresa foi autuada e os alimentos foram encaminhados para serem descartados na Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos da capital. Caso o consumidor detecte alguma irregularidade em qualquer estabelecimento comercial, deve denunciar ao Procon/AC pelos números telefônicos 3223-7000 ou 151, de segunda a sexta-feira, das 8 às 13h, ou pelo e-mail: procon.acre@ac.gov.br.