Procon Acre dá início a Semana do Consumidor com ampla programação para empresas e consumidores

O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/Ac) realiza durante toda esta semana, de 14 a 18 de março, uma vasta programação em comemoração ao dia internacional do consumidor,  comemorado nesta terça-feira, 15. A data celebra a importância dos direitos do consumidor e tem sido utilizada como referência para promoção e defesa desses direitos em todo o mundo.

Procon deu início nesta segunda às programações da Semana do Consumidor. Foto: Neto Lucena/Secom

A solenidade de abertura da Semana do Consumidor, como é chamada, foi realizada nesta segunda-feira, 14, na sede do Procon/Ac. O evento contou com a entrega de equipamentos de informática, aparelhos de ar-condicionado, coletes de fiscalização, camisetas do programa Rota da Qualidade, exemplares do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e crachás de identificação para os servidores do instituto.

Evento contou com a entrega de equipamentos, coletes, camisetas e crachás de identificação aos funcionários. Foto: Neto Lucena/Secom

Na terça-feira, Dia Internacional do Consumidor, será realizado, em parceria com o Instituto de Pesos e Medidas no Acre (Ipem/Acre), no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o evento de premiação do Programa Rota Qualidade, com a entrega dos troféus e certificados aos fornecedores. Na ocasião será feito o lançamento da revista anual do Procon no Acre, além da publicação do relatório de reclamações fundamentadas, com ranking das empresas mais reclamadas no site da instituição.

Durante a semana, a programação segue com palestras educativas para os fornecedores e consumidores. Na quarta, 16, a partir das 9h, acontece o Workshop de Direitos do Consumidor, no auditório da Ordem dos Advogados (OAB/Acre) e na quinta-feira, 17, a partir das 8h, na sala Premium Cine Araújo, localizada no Via Verde Shopping, ocorre o Workshop de Boas Práticas dos Fornecedores, em parceria com a OAB/AC.

Na sexta-feira, o encerramento se dará com a reunião do Conselho Estadual do Consumidor e também com a divulgação à imprensa do ranking das empresas mais reclamadas.

Quanto à importância do Dia do Consumidor, a diretora-presidente do Procon/AC, Alana Albuquerque, explica que toda vez que uma pessoa adquire um produto ou contrata um serviço, ela passa a ser parte de uma relação contratual, na qualidade de consumidor. Assim, pode-se afirmar que todo membro da sociedade é um consumidor em potencial, por isso o consumo faz parte da vida cotidiana de todas as pessoas.

Alana agradeceu, ainda, ao governo do Estado e às instituições parceiras, pela colaboração, e aproveitou para convidar a todos a participarem das atividades em alusão ao tema.

“Agradecemos pelo apoio do governador Gladson Cameli, e o envolvimento de todos os servidores e instituições parceiras, e contamos com a participação dos consumidores para abrilhantar ainda mais esses importantes eventos”, destaca.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter