Devoção

Procissão marca encerramento do Novenário de Nossa Senhora da Glória

A procissão marca o encerramento do Novenário de Nossa Senhora da Glória que chega este ano a sua 99ª edição (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Cruzeiro do Sul viveu nesta terça-feira, 15, mais um emocionante encerramento do Novenário de Nossa Senhora da Glória com uma grande procissão que levou milhares de fiéis às ruas da cidade em homenagem à sua padroeira.

O Novenário é um dos maiores eventos religiosos do país, o segundo da região Norte. Realizado todo ano em agosto, ele chegou a sua 99ª edição, e foi encerrado com uma missa na Catedral e a tradicional procissão com cerca de três quilômetros.

O governador Tião Viana foi um dos que prestigiou o evento. Católico, a procissão é uma tradição em sua vida, que ganha uma admiração ainda maior por se aproximar dos 100 anos de existência.

“É um momento cristão, de ascensão de Nossa Senhora quando encontra seu filho Jesus de maneira definitiva quando ela vai para próximo de Deus. O Novenário significa muito para nós cristãos, porque é uma hora de oração, agradecimento e respeito”, ressaltou o governador.

“O Novenário significa muito para nós cristãos, porque é uma hora de oração, agradecimento e respeito”, disse o governador Tião Viana (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Fiéis em marcha

Prestigiando o Novenário todos os dias e participando da procissão do começo ao fim há tantos anos que nem lembra quando começou, a senhora Raimunda Pereira de Souza ressalta o sentimento de renovação da fé durante a procissão.

“É um momento de grande devoção. Que Nossa Senhora proteja nós todos da violência e brigas. Que Deus nos proteja, abençoe a todos nós e que esta seja uma noite feliz”, conta a senhora.

Carregando a filha Valentina nas costas e ao lado de toda a família, José Gervalto conta que a procissão também representa a união de todos em torno de um bem comum. “Durante todo o ano fazemos promessas pedindo bençãos, alegrias e prosperidades, que nossa família esteja em harmonia. Essa caminhada é uma renovação dos nossos votos”.

Prestigiada

Nazareth Araújo acompanhou o encerramento do Novenário (Foto: Val Fernandes/Secom)

Além do governador Tião Viana, outras autoridades também participaram da procissão, como o deputado federal César Messias, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ney Amorim, e o deputado estadual Lourival Marques.

A vice-governadora Nazareth Araújo também esteve presente e expressou o significado do Novenário: “É fé, esperança, união das pessoas buscando diante de Deus a proteção, o carinho e a unidade entre os irmãos. Aqui nessa festa são pedidos pela humanidade para vermos essa sociedade de paz, a disposição das pessoas em buscar a luz”.