Por Andriny Silva
Para potencializar os procedimentos cirúrgicos com ênfase na qualidade de vida dos pacientes, a Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), localizada em Rio Branco, vem atuando na aquisição de equipamentos e adoção de métodos que possam atender a população que aguarda por uma intervenção cirúrgica.
Nas cirurgias realizadas por videolaparoscopia, procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos, o médico visualiza os órgãos por meio de pequenas incisões, com o auxílio de uma câmera. A cirurgia demora entre 30 e 50 minutos, proporcionando mais segurança para os pacientes e diminuindo o tempo de internação e o risco de infecção.
É possível realizar diversas intervenções cirúrgicas por meio desse método. De acordo com o cirurgião-geral e oncológico Igor Fecury, as principais cirurgias a serem realizadas seriam a colecistectomia, a retirada da vesícula, hérnias incisionais, hérnias umbilicais, hérnias inguinais, histerectomias e outras.
“O equipamento recebido atende o público geral e também pode ser usado em procedimentos urológicos, gastrointestinais, histerectomias, cirurgias pélvicas e oncológicas, bem como em cirurgias-gerais, além de facilitar a recuperação dos pacientes, de forma mais rápida e confortável”, salienta Fecury.
“O foco está no cuidado em proporcionar qualidade de vida e conforto aos pacientes por meio de métodos tecnológicos avançados na área cirúrgica”, destaca o supervisor técnico do Centro Cirúrgico e da Central de Material Esterilização (CME), Márcio Sabino.
A paciente Márcia do Nascimento, que reside em Rio Branco, relata satisfação após a cirurgia. “Esse método foi um benefício para mim. Minha cirurgia ia ser feita de barriga aberta, mas o médico decidiu fazer com esse outro método, em que a recuperação é mais rápida. Consigo me movimentar normalmente e graças a Deus estou indo para casa hoje, 24 horas após a cirurgia”, comemora.