O Programa Mundial de Alimentos, iniciativa do Banco Mundial, que desenvolve uma ação chamada Compras para o Progresso, realizará um encontro de 7 a 10 de abril. O evento será na Colômbia, com objetivo de fomentar mercados para os produtores familiares por meio da socialização de experiências em compras com ênfase em políticas públicas.
A coordenadora do Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Econômico Sustentável do Acre (Proacre), Maria Lucinda Lima, na Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), participará do encontro, com técnicos e beneficiários do Compras para o Progresso (P4P) que está sendo implementado em vários países da América Latina e apoia organizações de produtores a acessar mercados que paguem melhor que os atravessadores.
“A abordagem é muito interessante, pois os técnicos usam compras institucionais para qualificar as associações a produzir melhor, mas começam imediatamente a ligar os produtores a compradores privados. Tem todo um componente de assistência técnica que ensina, entre outras coisas, a negociar”, explica.
O Proacre será apresentado como exemplo de política pública que atua em várias frentes, sendo uma delas a produção e tendo como um dos objetivos a segurança alimentar e ampliação e modernização dos serviços para o desenvolvimento socioeconômico sustentável.