Prêmio Gestão Escolar 2008

Interatividade e  leitura elevam qualidade do ensino em Feijó

 

diretora_vera_maria_com_alunos.jpg

Projeto Com-Vida: Interatividade com alunos. Foto: Sérgio Vale/Secom

dsc_0007_210708.jpg

Desempenho escolar aumentou 20% com leitura em escola de Feijó. Foto: Sérgio Vale/Secom

Duas escolas de Feijó, Vicente Celso Brandão e Nanzio Magalhães, do ensino fundamental de 5a a 8a séries, estão entre a dez finalistas do Prêmio de Gestão Escolar 2008 com projetos que têm transformado não apenas os alunos como o universo escolar e comunitário como um todo. Na Celso Brandão, um conjunto de projetos aposta na interatividade com os alunos e com a comunidade para elevar a qualidade do ensino. Um dos projetos  chama-se Com-Vida Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida Escolar, pelo qual tanto alunos como professores participam de atividades ligadas à preservação ambiental, jardinagem e horticultura. "Além de tudo, tem melhorado nossa alimentação aqui na escola", disse o estudante Rivaldo de Oliveira, de 15 anos, aluno da 8a B no turno da tarde.

"Nosso projeto é um conjunto de atividades", explicou a diretora Vera Maria Oliveira, que participa há dois anos do Prêmio de Gestão Escolar e em 2008. Entre outros, a escola mantém a Rádio Interativa VCB, que transmite recados e notícias acerca do mundo escolar para todas as classes. O estúdio está improvisado na sala da diretora.

{xtypo_quote_right}Nosso projeto é um conjunto de atividades{/xtypo_quote_right}Na Escola Nanzio Magalhães, diretores e coordenadores de ensino observaram, durante a avaliação de início de ano, que a pouca leitura estava prejudicando os alunos em seu desempenho. Instituíram, em 2006, o projeto Ler é Bom, Experimente!, que elevou de 74%, em 2005,  para 92,9%  a taxa de aprovação na escola em 2008 ao ressaltar as habilidades de cada estudante. "Na parte que precisa de interpretação, os que liam menos se saíram piores que outros", disse Maria do Livramento Nunes, coordenadora de ensino, que junto com sua equipe chefiada pela diretora Lucineide Carvalho, organizaram o projeto que está entre os finalistas do Gestão Escolar 2008.

Os estudantes mais assíduos na leitura são estimulados com certificado de participação e medalha.  

Jhones Pereira Galvão, de 15 anos e aluno da 7a B, é um dos que mais lêem. Há um grupo de quatro que fazem disputa para saber quem consegue ler o maior número de livros e Jhones está entre eles. "Gosto de ler porque ler é aprender", diz. 

A entrega da premiação será em Rio Branco, no dia 9 de agosto, no Teatrão. "É uma festa que não queremos perder", disse a diretora do Nanzio Magalhães. "Só o fato de estarmos entre os dez finalistas é uma vitória para nós", completa a diretora do Vicente Brandão.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter