Prêmio de Gestão 2009

Inclusão social credencia escola Clínio Brandão como forte candidata

 

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A aluna Caterine Silva na sala de recursos com a professora Nilcéia Diniz que também é deficiente (Foto: Eunice Caetano/SEE)

Desde a sua criação em 1947, a escola Clínio Brandão já se comportava como um espaço de inclusão, pois a mesma foi idealizada para incluir crianças da zona rural que não tinham acesso à escolarização. Hoje, 62 anos depois, a escola continua sendo um espaço que busca trabalhar com a concepção de incluir a todos de maneira igualitária, abolindo qualquer forma de discriminação, atitudes que a credenciam a estar na final pela quinta vez do prêmio de melhor gestão escolar do Acre.

"Estamos preparados para qualquer desafio , e este prêmio é um deles.Nossos funcionários ficam entusiasmados em participar desta iniciativa que valoriza toda comunidade escolar, além de ser um investimento para a escola que se propõe a concorrer, pois ela se auto avalia", destaca a diretora Jaqueline Guimarães. 

Entre os muitos projetos que a unidade desenvolve ao longo do ano, destaque para o "Repensando a Minha Vida na Escola" que aborda a questão de relacionamento social de alunos que tem dificuldade de convivência coletiva. Esta ação é trabalhada em conjunto com a família através de dinâmicas que favorecem a reflexão do estudante enquanto ser social e que necessita melhorar sua atitude para conviver de forma saudável com o próximo. 

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Os amigos Silmara, Bruno(cadeirante) e Ericksson que é destaque nas avaliações externas (Foto: Ernani Baracho/SEE)

Com 509 estudantes entre 6 e 17 anos de idade, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, e atendimento também ao Projeto Poronga, de aceleração do 6º ao 9º ano, a Clínio Brandão é referência quando o assunto é inclusão social. Em seu quadro, estão matriculados cerca de vinte estudantes que possuem deficiências intelectual e/ou múltipla, física e com paralisia cerebral.  

Na rotina pedagógica, o conhecimento escolar é ligado a elementos da vida pessoal, social e cultural do estudante. Os conteúdos escolares são construídos a partir do elo entre o que se aprende no banco da sala de aula e o cotidiano. "Esta é a marca do nosso trabalho, por isso merecemos levar este prêmio", conclui a diretora.   

Atualmente, a escola conta com uma estrutura moderna, com nove salas de aula, sala de informática, biblioteca ecológica, sala de professores e coordenação administrativa, almoxarifado de material de expediente, cantina, pátio coberto que abrange o refeitório, rampas de acesso, oito banheiros, sendo dois adaptados para alunos cadeirantes, sala de recursos multifuncionais, e uma área verde com árvores nativas.

 

Assista ao vídeo da escola candidata

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