Na última semana, 55 condutores da cidade de Jordão realizaram o sonho de obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). É que pela primeira vez, o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) oportunizou o processo de emissão de habilitação no município.
Antes, quem precisava da habilitação para conduzir veículos teria de ir até outra cidade que disponibilizasse o serviço. As mais próximas são Tarauacá e Feijó, mas para chegar a esses destinos era preciso enfrentar uma viagem de dois dias de barco.
Para mudar essa realidade, no início de 2016, foi implantado um Centro de Formação de Condutores (CFC) local. Na época, foram realizados mais de 100 atendimentos, entre abertura de processo de primeira habilitação, adição e mudança de categoria, e renovação de CNH.
“Sabemos que pelas dificuldades de acesso, as comunidades mais isoladas acabam não recebendo muitos serviços. Mas o Detran enfrentou os desafios logísticos para oferecer, antes de tudo, cidadania a essas pessoas” enfatizou o corregedor do Detran, Marcelo Quintella Miguéis.
Ana Carolina Maia foi a primeira cidadã habilitada à direção e conta que apesar do nervosismo o momento foi de muita felicidade pelo sonho realizado.
“Essa oportunidade é muito boa porque antes para tirar a carteira de habilitação era preciso ir a outro município e ficar muitos dias fora de casa, mas agora tudo ficou mais fácil”, explica Ana Carolina.