Primeiro trabalho social de pós-ocupação é concluído no Loteamento Andirá

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Regional (Sedur), em parceria com a empresa contratada Rios e Rios, concluiu as atividades relacionadas ao trabalho técnico e social destinado a 149 famílias do Loteamento Andirá nesta quinta-feira, 22, em Rio Branco. Foram realizadas palestras e cursos profissionalizantes que contribuirão com o fortalecimento dos laços comunitários, o acesso a direitos, a autonomia financeira, o desenvolvimento do protagonismo, a autoestima dos cidadãos e a participação social.

As unidades habitacionais foram entregues para as famílias que estavam em locais de situação de risco ou aluguel social. Foto: José Caminha/Secom

A solenidade de entrega dos certificados de conclusão dos cursos de preparação de bolos, tortas e salgados e as oficinas de educação sanitária e ambiental e coleta e destinação do lixo contou com a participação das 149 famílias moradoras do local. Para evitar aglomeração, as duas turmas receberam seus certificados em horários diferentes, pela manhã e a tarde.

As unidades habitacionais foram entregues para as famílias que estavam em locais de situação de risco ou no aluguel social, como foi o caso de Ione Santana e o casal Aurizete de Araújo e Abel de Souza, beneficiados com habitação no loteamento.

Ione Santana beneficiada com uma casa do programa de habitação do governo do Estado. (Foto: Cedida)

“Ganhei minha casa em 2018, antes eu e meus filhos ficamos em um abrigo e depois tivemos o aluguel social. Estou muito feliz com minha casa. No momento estou desempregada e esse curso veio como uma boa oportunidade para eu montar meu próprio negócio, isso vai ser a realização de um sonho”, comemorou Ione Santana.

Aurizete de Araújo e Abel de Souza, beneficiados com uma casa do programa de habitação do governo do Estado. (Foto: Cedida)

“Morávamos em um local de risco e graças a Deus fomos beneficiados com essa casa. Vamos trabalhar com a venda de bolos e salgados para ter renda porque estamos desempregados, o curso nos ajudou muito”, destacou Aurizete de Araújo.

O Instituto de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) foi parceiro na realização dos cursos. As aulas teóricas e práticas foram executadas no âmbito da Escola de Gastronomia, que possui todo o aparato técnico (estrutura física e equipamentos) indispensável à formação profissional e técnica. A previsão é que, ainda esse ano, esta parceria contemple a abertura de mais de 200 vagas em oficinas gastronômicas destinadas à comunidade.

De acordo com o gestor da Sedur, Luiz Felipe Aragão, o objetivo da ação foi promover a participação social, com a melhoria das condições de vida e a efetivação dos direitos à cidadania dos beneficiários dos programas de habitação do governo estadual.

“A Diretoria de Habitação da Sedur, comandada por Hamilton Melo, tem feito um excelente trabalho na busca de resgatar convênios antigos e conseguir implementar esses cursos, que irão garantir uma capacitação adequada e gerar renda para a população beneficiada. Quero destacar também a equipe do Departamento Social, que faz um excelente trabalho e que sempre busca escutar a população nas visitas que são feitas aos loteamentos”, ressaltou.

As casas do loteamento Andirá, localizado próximo ao campus do Instituto Federal do Acre (Ifac), foram entregues durante os anos de 2018 e 2019. As 386 unidades foram construídas por meio do convênio Pró-Moradia Norte. O convênio garante aos beneficiários a realização de um trabalho técnico-social, com atividades socioeducativas e profissionalizantes. Outras empresas contratadas pelo governo para a realização dessas atividades continuam em campo, para a execução do trabalho nas demais unidades.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter