Primeiras mulheres começam a ser operadas no mutirão Opera Mama

Moradora do município de Bujari, Luceide de Carvalho Bezerra, 55 anos, foi a primeira paciente contemplada no mutirão Opera Mama, promovido pelo governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre).

As primeiras cirurgias realizadas na Fundhacre começaram nesta semana e devem alcançar cerca de 30 mulheres com a reconstrução mamária com prótese. A maioria das pacientes teve câncer de mama e a reconstrução do órgão era algo muito almejada por elas. É o caso de Luceide, que sonhava com essa possibilidade desde que teve uma das mamas removidas, há aproximadamente três anos.

Primeira etapa da cirurgia de Luceide ocorreu na quinta-feira, 27. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

“Sempre tive vontade de colocar meu seio. Desde 2021 eu sempre tive muita vontade. E agora eu fui chamada nesse mutirão e tô aqui firme, forte, me recuperando. Quando perguntaram se eu queria [ser operada no mutirão], eu disse ‘quero, eu quero mesmo’. Eu abracei essa oportunidade”, destacou Luceide, que ficou ainda mais feliz ao saber que foi a primeira paciente operada no mutirão. “Fico mais feliz ainda por isso. Só tenho a agradecer, primeiramente a Deus, e a eles por terem me acolhido. Estou me sentindo muito bem, muito bem acolhida. Fui bem atendida por todos, graças a Deus. Eu me sinto bem, muito lisonjeada por ter sido a primeira, pois a minha expectativa era enorme. Pense numa pessoa que estava assim, com ansiedade de chegar esse dia! Graças a Deus, esse dia chegou”, disse.

Opera Mama foi lançado no dia 18 de junho e as cirurgias já começaram. Foto: Luan Martins/Sesacre

A presidente da Fundhacre, Ana Beatriz Souza, ressalta a importância do ato. “O valor de uma ação como essa é imensurável. Remover a mama mexe muito com a autoestima das mulheres e eu fico extremamente grata e feliz que o mutirão está dando certo, devolvendo a confiança a mulheres como a dona Luceide. Nossa meta é avançar cada vez mais, fazendo a diferença nas vidas das pessoas”, afirmou.

O secretário de Saúde do Acre, Pedro Pascoal, falou sobre o sucesso do mutirão e ponderou sobre a importância da união de esforços em prol da população. “O mutirão Opera Mama está correndo conforme o planejado e estamos muito entusiasmados com a melhoria de vida dessas mulheres. A maioria delas já enfrentou o câncer e agora vai ter sua autoestima restaurada para começar uma nova etapa em suas vidas. É isso que a gente preza, e não é por acaso que o nosso lema é ‘trabalho para cuidar das pessoas'”, frisou Pascoal.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter