Primeiras casas da Cidade do Povo estão em construção

cidadedopovo-dadossDentro de uma área de 650 hectares, homens e máquinas interagem em sincronismo, todos focados numa meta comum: construir uma cidade. Não, o objetivo não faz parte de mais um joguinho de realidade virtual. Está nascendo uma cidade dentro de Rio Branco, um projeto tão ousado que parece mesmo uma animação. Ruas planejadas, escolas e creches suficientes para atender a população, delegacias, praças, áreas de lazer, unidades de saúde.

O projeto, batizado de Cidade do Povo, é a mais ousada ação habitacional do Estado do Acre e vai abrigar 10.518 unidades habitacionais, além de todos os equipamentos públicos necessários e áreas comerciais. Para construir esse gigante, um exército de mais de vinte mil trabalhadores está sendo escalado. No auge das obras serão 15 mil postos de trabalho simultâneos, responsáveis por fazer girar a roda da indústria e alimentando a economia com a injeção de R$ 7,2 milhões em salários sendo pagos mensalmente.

Trabalhador sonha em morar numa das casas que ajuda construir (Foto: Sergio Vale/Secom)

Trabalhador sonha em morar numa das casas que ajuda a construir (Foto: Sergio Vale/Secom)

Desempregado há seis meses, Francisco Costa Pereira, 29, ainda não consegue conter o sorriso por ter conseguido uma ocupação. Uma estimativa da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac) aponta que serão necessários 298 encanadores, durante toda a obra, para atender a demanda da construção. Francisco, que aprendeu a profissão “na marra”, orgulha-se de fazer parte dessa estatística. Ele se esmera ao unir cada peça do encanamento e sonha em morar numa das casas que ajuda a erguer.

{xtypo_quote_right}“Eu posso morar numa dessas casas que ajudo a construir”{/xtypo_quote_right}

Morador da Baixada da Cadeia Velha, ele, a mulher e as duas filhas, ano a ano são expulsos de suas casas pelas águas das enchentes. E, de acordo com o governo do Estado, esse é um dos públicos alvos que serão contemplados com as casas da Cidade do Povo. Mais de três mil unidades habitacionais serão destinadas a moradores de áreas alagadiças. “Eu olho para cada casa dessa e fico na expectativa de que uma pode ser minha. Como não sonhar com isso? Eu posso estar, neste momento, construindo a minha própria casa sem saber”, comentou.

As obras

As obras na Cidade do Povo já começaram e as primeiras casas estão com as paredes erguidas. Para a construção das unidades habitacionais, as empresas interessadas apresentam projeto técnico ao Banco do Brasil e Caixa Econômica e, se habilitadas, podem participar da obra. Os equipamentos públicos e de responsabilidade do governo estadual – escolas, unidades de saúde, creches, delegacias – também estão em construção. A previsão é de que as primeiras casas sejam entregues em dezembro deste ano.

cidade-do-povo-thennyson-passosO empreendimento, localizado no quilômetro 5 da BR-364, significa um investimento de R$ 1,1 bilhão. A estimativa é de que 50 mil pessoas morem no local. Será o maior bairro da capital e terá uma população superior a quase todos os municípios acreanos. Apenas Rio Branco e Cruzeiro do Sul têm mais de 50 mil pessoas.

Galeria de Imagens

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter