Primeira travessia sobre a ponte do Juruá

População, trabalhadores, deputados e assessores acompanham governador Tião Viana em ato que simbolizou a união do Vale do Acre com o Vale do Juruá

22_999s8df.jpg
8_999sd7f7f7df.jpg

O governador Tião Viana, acompanhado do vice-governador Cesar Messias, vinte deputados estaduais, secretários, trabalhadores e a população cruzeirense, participou na manhã desta segunda-feira, 4, da primeira travessia oficial sobre a ponte do Juruá (Foto: Onofre Brito)

O governador Tião Viana, acompanhado do vice-governador Cesar Messias, vinte deputados estaduais, secretários, trabalhadores e a população cruzeirense, participou na manhã  desta segunda-feira, 4, da primeira travessia oficial sobre a ponte do Juruá, a maior do Estado do Acre, com 550 metros de extensão. Um momento para ser lembrado para sempre, já que, pela primeira vez, o Juruá é atravessado sem utilização de algum tipo de embarcação.

Novo cartão-postal da cidade, já  se passaram 22 meses do início da obra, feita com o que há de mais moderno em tecnologia de construção de pontes. O deputado Moisés Diniz, líder do governo na Assembleia Legislativa (Aleac), qualificou a travessia sobre a ponte, que reuniu deputados de situação e oposição, como “um ato de governo com visão de Estado”.

Segundo o diretor do Deracre, Marcus Alexandre, que fez uma explanação aos presentes sobre detalhes técnicos da obra, a ponte do Juruá é uma soma das tecnologias utilizadas em outras pontes modernas do Estado como a terceira e quarta pontes em Rio Branco. Devido ao intenso tráfego de grandes embarcações, a ponte terá dois grandes vãos centrais. A estrutura central, estaiada, de 120 metros, tem toda sua sustentação feita por cabos. O governo teve que deslocar 150 famílias da área de construção da ponte. Para recolocá-los, construiu um conjunto habitacional e dois outros estão sendo feitos.

Como Cruzeiro do Sul faz parte da região do Estado mais sujeita a sofrer abalos sísmicos, a ponte foi projetada para suportá-los com pilares entre 27 e 30 metros de profundidade. Outros dados comprovam a magnitude da obra, como a utilização de 70 mil sacos de cimento. Durante o ato ocorrido na ponte, o compositor e cantor cruzeirense Alberto Loro cantou uma canção de sua autoria, saudando o “elo que liga a floresta ao mar”. A ponte já será  transitável por veículos na reabertura da BR-364, em junho próximo, enquanto a estrada da Variante, que tem 12,5 quilômetro e faz o acesso à BR-364, estará concluída até o fim do verão.  

A vida toda

As emoções foram diversas.  O empresário José Rair Cavalcante disse que esperou a vida toda para que a obra acontecesse. “É um sonho de Cruzeiro do Sul. Foi feita em tempo recorde. É uma obra muito importante e vai agilizar e facilitar tudo. Parabéns ao povo e ao governo do Acre”, disse.

Mauricélio de Almeida Bezerra trabalha na ponte há um ano e disse estar feliz por ter contribuído com a obra. “Estou satisfeito pela ponte em si. Para os cruzeirenses, até para aqueles que duvidavam, é um grande dia. Mas também estou satisfeito por trabalhar aqui. Todos que trabalharam aqui têm seu nome ligado à história dessa ponte.”  O pescador Francisco da Silva Oliveira mora no rio Moa, mas veio participar da primeira travessia sobre a ponte. “Atravessar o rio pela ponte é uma grande momento para o Juruá. Vai melhorar a cidade.”

0_9987sd8f7sdf.jpg

Novo cartão-postal da cidade, já se passaram 22 meses do início da obra, feita com o que há de mais moderno em tecnologia de construção de pontes (Foto: Onofre Brito)

Para o governador Tião Viana, a ponte do Juruá é um grande passo na história da união das cidades do Acre, firmando um povo inteiro como uma só família. “A conclusão da BR-364 já está aos olhos de todo mundo. Esta ponte simboliza a capacidade de superar todos os desafios. Aqui temos a gratidão ao ex-presidente Lula, à presidente Dilma, ex-governador Jorge Viana, Binho e Orleir Cameli, que deu o primeiro passo. Gerações inteiras lutaram para dizer que é possível fazer esta integração.”

Segundo o governador, a BR-364 começou em abril de 1968. “Agora vamos chegar à sua conclusão, se Deus quiser. Temos necessidade de um verão bom, mas a decisão política é terminar a BR-364. Todas as forças estão unidas para a integração definitiva do Acre imediatamente.”

O que eles disseram:

{xtypo_quote}Esta travessia é um dos momentos mais importantes da história de Cruzeiro do Sul. Com as pontes construídas, a viagem para Rio Branco será muito mais rápida e vai facilitar o transporte de mercadorias.

 

Marcos Venício Alencar Souza, presidente da Associação Comercial do Alto Juruá{/xtypo_quote}

{xtypo_quote}Sou do Vale do Acre e lá embalamos o sonho de integração dos dois vales. Tenho certeza de que os juruaenses também embalam este sonho. Estou muito feliz e quero dar um viva a esta região. Tenho certeza de que esta ponte e a BR-364 vão trazer um novo tempo para o Acre.

Eduardo Farias, deputado estadual{/xtypo_quote}

{xtypo_quote}Esta ponte trará avanços inenarráveis para a região. Ela é um marco de Deus para o Juruá.

Denilson Segóvia, deputado estadual{/xtypo_quote}

{xtypo_quote}Sinal de que a BR-364 está chegando à conclusão, sinal de que vai facilitar a vida dos moradores da região da Vila Alagoinha, do Projeto Santa Luzia e, finalmente, um sinal de que a Frente Popular olhou ao longo dos últimos anos com um carinho especial para a região do Juruá.

Henrique Afonso, deputado federal{/xtypo_quote}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter