Primeira participação do Acre foi destaque na COP, em 2009, na Dinamarca

Maurice Strong, ex-subsecretário geral da ONU (ao centro, de chapéu) recebeu a delegação acreana e convidados (Foto: Cedida)
Maurice Strong, ex-subsecretário-geral da ONU (ao centro, de chapéu), recebeu a delegação acreana e convidados (Foto: Cedida)

No ano de 2009, o Acre participou ativamente da COP – Conferência das Partes na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. A COP 15 foi realizada entre 7 e 15 de dezembro, em Copenhague, Dinamarca.

O plano de Redução de Emissões para o Desmatamento e Degradação (REDD) apresentado pelo Acre chamou a atenção de representantes de instituições nacionais e internacionais. O ex-governador Jorge Viana, que presidia o Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Acre, o então governador Binho Marques, a ex- senadora Marina Silva e o governador Tião Viana, então senador, integraram a comitiva acreana que participou do evento. “Nosso estado já tem uma história. E o que propomos já estamos fazendo”, avaliou Binho Marques.

A agenda ambiental do Estado e as ações voltadas para a promoção da cidadania dos moradores da floresta e do desenvolvimento sustentável foram apresentadas em um painel próprio apresentado no dia 16, por Binho Marques. “Na essência, as práticas que todos os governos agora defendem em nome da sustentabilidade já estão em curso no nosso Acre”, pontuou Jorge Viana. Os povos indígenas também tiveram representação na conferência com o então secretário dos povos indígenas Francisco Piyãko.

Uma publicação foi lançada em 2010, para descrever a política de preservação ambiental desenvolvida pelo Acre.

Acesse a revista eletrônica

BANNER_cop20

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter