Primeira noite do Conexão Multicultura Bolpebra é um sucesso

O que esperar de uma quinta à noite? Muita cultura e conhecimento, isso foi o que o público de Rio Branco encontrou ao prestigiar a primeira noite do Conexão Multicultural Bolpebra, que conta com a participação de artistas do Brasil, Bolívia e Peru, nesta quinta-feira, 30, na sede administrativa da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM).

Participaram do evento autoridades dos três países, entre eles o presidente da FEM, Manoel Pedro de Souza Gomes, o cônsul do Peru, Teobaldo Reategui, a consulesa Daniela Deysi Vile Quijhua, a prefeita de Pando, Ana Lúcia Reis Milena, e a secretária de turismo de Pando, Darinka Costa.

Presidente da FEM, Manoel Pedro durante cerimônia de abertura do Conexão Multicultural Bolpebra. Foto: Hannah Lydiah/FEM

O evento iniciou na galeria de artes Juvenal Antunes com a Vernissage da exposição de Artes Visuais com obras de artistas dos três países, logo em seguida a praça gastronômica e de artesanato foi liberada ao público.

Galeria de Artes Juvenal Antunes recebendo visitantes. Foto: Hannah Lydiah/FEM.

Do Pop ao Rock, o grupo Garotos do Sótão brilharam no palco do Cine Teatro Recreio interpretando os antigos e atuais sucessos da música brasileira, levantando o público presente.

Garotos do Sótão abrindo a fase de apresentação musical no palco do Cine Teatro Recreio. Foto: Hannah Lydiah/FEM.

Simultaneamente, na sala de Cinema do Cine Teatro Recreio, o público assistia as obras audiovisuais Puerto Escondido (Bolívia), o documentário Maués (Brasil), Sol de setembro (Brasil) e Correria (Brasil).

O público então pode se encantar com a apresentação do Grupo Folclórico da Fronteira, companhia de dança da Bolívia que apresentou a dança folclórica que retrata a vida do seringueiro na floresta e a luta dos povos originários.

Grupo Folclórico da Fronteira apresentado o espetáculo em homenagem aos povos originários. Foto: Hannah Lydiah/FEM.

O presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour, Manoel Pedro de Souza Gomes, destacou a importância desta primeira edição do Conexão Multicultural Bolpebra para o fortalecimento e aproximação dos três países.

Manoel Pedro durante sua fala no cerimonial de abertura. Foto Hannah Lydiah/FEM.

“O que nos separam é o rio, mas a cultura pode ser essa ponte de aproximação, nosso objetivo com este projeto é trocar conhecimento e aproximar nossas culturas e nosso gente”, disse.

Teobaldo Reategui, cônsul do Peru em sua fala durante abertura do evento. Foto Hannah Lydiah/FEM.

Já o cônsul peruano, Teobaldo Reategui destacou a força do evento para a integração entre os três países culturalmente.

“Falar de cultura é falar de nossas identidades. Para nós é muito importante essa oportunidade de participar deste evento. Eu acredito que esse tipo de evento pode ajudar na integração dos três países”, afirma.

Ana Lucia aproveitou para parabenizar o governo do Acre e a FEM pela iniciativa deste evento.

“Ficamos muito felizes em poder fazer parte deste projeto tão importante para a nossa cultura, parabenizo o governador Gladson Cameli e o presidente da FEM, Manoel Pedro por essa linda e tão importante ação”, destaca.

Ana Lúcia prefeita de Pando, acompanhada da comitiva boliviana. Foto: Hannah Lydiah/FEM.

A programação continua nesta sexta-feira, 01, a partir das 17:30 horas.

Segue a programação desta sexta-feira

17h30 – Abertura das atividades

18h30 – Apresentação de teatro da Bolívia

19h30 – Apresentação de dança Fragmentos do espetáculo “Correrias” Cia. Garatuja de Artes Cênicas

20h Apresentação de dança Ritual – Lambada e Cia

20h30 Apresentação musical Duda Modesto e banda | Brasil

21h Apresentação musical da Bolívia

21h30 Apresentação musical Jhon Rabelo | Brasil

22h Encerramento.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter