Primeira fábrica de calçados do Acre será inaugurada em janeiro

A fábrica será inaugurada em janeiro de 2016 e deve gerar incialmente quase 100 empregos (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Fábrica será inaugurada em janeiro de 2016 e deve gerar incialmente quase 100 empregos (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

A diversificação da base econômica no Acre é algo que vem sendo, ao longo da gestão do governador Tião Viana, fortemente trabalhada, sobretudo no setor que envolve a indústria e o comércio.

Nesta quarta-feira, 21, Tião Viana e representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens) visitaram as instalações da primeira fábrica de calçados do Acre, instalada no Parque Industrial. A unidade deve ser inaugurada em janeiro de 2016 e prevê gerar incialmente quase 100 empregos diretos.

O proprietário Esmerino Ribeiro do Valle conta que o investimento inicial foi de R$ 3,6 milhões, e o projeto surgiu de uma conversa casual com o governador Tião Viana, que sugeriu a implantação de um segmento de calçados no Acre semelhante à experiência desenvolvida pelo empresário em Guaxupé (MG).

“É a diversificação da base econômica do estado que usa a matéria-prima de uma atividade que já é consagrada no Acre, a pecuária, com o produto final que é o couro. Fizemos uma busca de industrialização do couro no Acre, e Esmerino deu um forte acolhimento a essa ideia, levando o projeto adiante”, enfatizou o governador.

Em funcionamento, a fábrica deve confeccionar até o ano que vem mais de 200 mil pares de calçados (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Em funcionamento, a fábrica deve confeccionar até o ano que vem mais de 200 mil pares de calçados (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

A estrutura, completamente finalizada, já possui quase todo o maquinário necessário e deve confeccionar até o ano que vem mais de 200 mil pares de calçados.

“Fizemos um grande investimento na estrutura para uma produção de qualidade. E estamos criando a Butinorte, com um maquinário ultramoderno e dentro da legislação atual. Será uma das mais modernas fábricas do Brasil nessa área, pois tudo o que foi adquirido é de última geração”, conta o empresário.

Emprego, renda e desenvolvimento

O secretário de Indústria e Comércio, Fernando Lima, lembrou que a fábrica resulta de um esforço do governo com o empresário para avançar na oportunidade de emprego, renda e desenvolvimento.

“Uma indústria de calçado no Acre é um salto a mais na economia. O estado vive um momento econômico que visa promover e fomentar o crescimento com a geração de emprego. Assim, o governo cumpre sua função, e o empreendedor pode ganhar seu dinheiro, gerando desenvolvimento”, assegurou Lima.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter