Primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite será neste sábado

População contará com 400 postos de vacinação, entre fixos e móveis, nas zonas urbana e rural


dsc_0159.jpg

Campanha contra a poliomielite atinge crianças de 0 a 5 anos e tem como meta manter erradicação da doença no Brasil (Foto: Sérgio Vale/Secom)

As secretarias estadual e municipais de Saúde, em parceria com Ministério da Saúde, realizam no próximo sábado, 12, a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A abertura oficial da campanha será no dia 11 de junho, sexta-feira, a partir das 9h, na creche Francisca Leite Ferreira, Localizada na Rua Nossa Senhora da Conceição, bairro 15, ao lado da Lavanderia Comunitária.  

Com o tema Vacinou. É gol o objetivo é imunizar as crianças menores de cinco anos para manter a erradicação da poliomielite ou paralisia infantil no Brasil, tendo como meta para 2010 a vacinação de 85.679 crianças, nessa faixa etária. Em 2009, na primeira etapa, foram imunizadas 83.133 crianças, já na segunda etapa 84.016 crianças vacinadas, ou seja, mais de 100% de cobertura. 

Técnicos da Divisão de Imunização do Estado estarão concentrados na sede da Gerência de Imunização para monitorar a campanha junto aos municípios, por via internet e telefônica. A campanha contará com 400 postos de vacinação fixos e móveis na zona urbana e rural, 178 transportes estarão disponíveis dentre eles 153 terrestres e 25 fluviais. Cerca de mil profissionais de saúde estão envolvidos.  

Em função das dificuldades em atender as zonas rural e fluvial por causa das condições climáticas nesta época do ano, alguns municípios anteciparam sua vacinação garantindo às crianças do interior maior imunização contra a doença. 

Paralisia infantil é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro clássico de paralisia flácida de início súbito, geralmente nos membros inferiores. Em anos anteriores a doença foi de alta incidência no país, onde deixou centenas de deficientes físicos por ano.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter