Primeira-dama participa de encontro de cooperação com missão da ONU

No encontro Marlúcia apresentou os programas em economia criativa nas áreas de gastronomia e design (Foto: Angela Peres/Secom)

A primeira-dama Marlúcia Cândida participou de uma reunião com a missão da Organização das Nações Unidas (ONU), na tarde da última sexta-feira, 17, na Casa Civil em Rio Branco.

O encontro foi para mostrar os programas nos quais presta consultoria em economia criativa ao governo do Estado, nas áreas de gastronomia e design, além de promover a cooperação com a ONU.

Marlúcia comentou que a oportunidade de apresentar o programa se agrega com a agenda realizada em La Paz, Bolívia para o setor de gastronomia e hospitalidade, de 13 a 15 deste mês, cuja premissa é a valorização das cadeias produtivas e da condição de vida das pessoas que habitam as fronteiras do Acre, Peru e Bolívia.

“Esse ano iremos inaugurar a Escola de Gastronomia e Hospitalidade. Hoje, pelo Instituto Dom Moacyr (IDM) já realizamos alguns cursos, festivais, concursos, intercâmbios com chefs de renome e imersões nas experiências de países como Peru e Bolívia para conhecermos o movimento da gastronomia” comentou.

Uma das ações do programa é a busca por modelos de excelência para realizar um trabalho com as cadeias produtivas do Acre, para pesquisa e mercado, como também no social para a geração de emprego e renda cruzando com as políticas do Estado, como os pequenos negócios e IDM.

“Além de parceiros estamos buscando escolas dentro e fora do Brasil que queiram se associar ao projeto de gastronomia. Podemos ter um modelo público e privado ou privado com abertura para agregar vagas públicas. Teremos uma agenda no fim de março com o CAF, restaurante Gustu e ICCO, de La Paz porque queremos, com a fronteira, melhorar as relações e ajudar as pessoas a terem uma condição de vida melhor”, explicou a primeira-dama.

Promovendo a cooperação

Jaime Nadal, representante da UNFPA, organismo da ONU responsável por questões populacionais, comentou sobre a importância dos empreendimentos visitados pela missão.

Nadal explicou que na Nações Unidas existe uma agenda até 2030, de médio e longo prazo que tenta dar resposta aos grandes desafios do mundo e da sociedade em escala global, mas que tudo isso precisa ser traduzido numa escala local para ter um sentido.

“Os diferentes projetos vistos aqui respondem muito bem a abordagem da ONU como agenda transformadora e o que visitamos são políticas de Estado que tentam valorizar a economia produtiva tradicional da floresta, a sustentabilidade das práticas econômicas e social. Seria muito importante para a ONU poder dar resposta e contribuir com as áreas que vocês aprimoram como política públicas de Estado”, revelou.

O representante da FAO, falou que o tema da gastronomia é de interesse da ONU com parcerias no mundo inteiro, e que uma das últimas ações foi durante os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro com a Gastromotia, que busca transformar a vida de pessoas em vulnerabilidade social por meio da comida com cursos de capacitação em cozinha.

“Tenho certeza que podemos promover algo neste sentido no Acre. Importante lembrar que o 18 de junho foi escolhido pela ONU como o Dia da Gastronomia Sustentável. Vamos ver o que podemos fazer juntos. Isso é muito importante, pois não estamos falando somente de arte, mas de inclusão social, geração de emprego e de promover alimentos saudáveis. Seria uma ótima oportunidade”, ressaltou.

Luciana Aguiar da agência do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) que tem por mandato promover o desenvolvimento e eliminar a pobreza no mundo, explicou que uma das ações do programa tem o foco no empreendedorismo dos jovens.

“Junto com o Sebrae temos um projeto de estímulo aos pequenos negócios para que consigam perceber que agregam valor ao gerar impacto social e ambiental. Estamos, fortemente, com apoio do nosso centro em Istambul e dentro dessa linha existem várias fontes de sinergia que poderíamos agregar valor ao trabalho de vocês olhando particularmente para essas inciativas dos pequenos negócios, com oportunidades para os jovens de inserção produtiva e de estímulos a algumas de habilidades empreendedoras. Particularmente para a Escola de Gastronomia pode ser um ponto para avançarmos” ressaltou.

Outra proposta de cooperação apresentada pela representante do PNUD diz respeito a uma rede francesa de voluntários sênior que vem trabalhando com a indústria para aportar conhecimento em áreas com melhoria da qualidade em produtos de caprinocultura para desenvolvimento de queijos ou em panificação.

“Essa rede pode ajudar na formação de profissionais que venham a trabalhar na escola de gastronomia. Além do estudo de habilidades das cadeias de valor do Acre, olhando para a questão do mercado”, comentou.

O encontro finalizou com boas perspectivas para promover o programa de gastronomia e hospitalidade do Acre em parceria com as agências da ONU com projetos envolvendo o empreendedorismo jovem, formação, geração de renda e realização de eventos vitrine para difusão do setor.

“Ficamos felizes com esse encontro de cooperação. Conseguir realizar o 18 de junho, Dia Mundial da Gastronomia Sustentável com as fronteiras e uma feira de gastronomia será muito importante. Já a parceria com o PNUD no projeto de inclusão com foco no empreendedorismo, o de voluntariado tanto no design como na gastronomia e o estudo de viabilidade cadeias produtivas e do modelo de negócios da Escola representará um grande avanço”, finalizou Marlúcia.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter