diálogo

Primeira-dama participa de ações humanitárias no Parque Estadual do Chandless

A primeira-dama Ana Paula Cameli participou, nos dias 29 e 30 de maio, de uma extensa agenda no Parque Estadual do Chandless, criado pelo decreto nº 10.670, de 2 de setembro de 2004, localizado no Alto Purus, nas bacias dos rios Purus e Chandless.

“Foram dias maravilhosos, ficaram marcados em mim. Conhecer o parque, conversar com os moradores e ter esse contato com a natureza foi um momento de renovação”, destacou Ana Paula Cameli.

Primeira-dama Ana Paula Cameli participa de agenda no Parque Estadual do Chandless. Foto: Pedro Devani/Secom

Ana Paula Cameli participou da Ação Humanitária Itinerante, promovida pelo governo do Estado do Acre com uma série de serviços médico-odontológicos, jurídicos e sociais às 16 famílias, compostas de 76 pessoas, que moram no parque. Os serviços começaram na sexta-feira, 28, com consultas médicas e odontológicas, distribuição de medicamentos e atendimentos social e psicológico.

Primeira-dama conversa com moradores do Chandless. Foto: Pedro Devani/Secom

A Diretoria de Política para Mulheres da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres (SEASDHM) reuniu homens e mulheres, intercaladamente, para uma conversa sobre direitos, violência de gênero e educação sexual.

Além de participar do evento, a primeira-dama conheceu as dependências do parque, que possui área de 670.135 hectares e abrange os municípios de Santa Rosa do Purus, Manoel Urbano, Sena Madureira e tem como limites a fronteira Brasil-Peru.

“Conheci as pesquisas dos alunos da Universidade Federal do Acre (Ufac), visitei outras comunidades, conversei com os moradores, fiz trilha e me encantei com o lugar. A unidade é extremamente bem cuidada e os moradores são acolhedores”, disse.

A primeira-dama compõe o grupo de trabalho das ações itinerantes nas unidades de conservação do Estado do Acre e participa das atividades de campo, que têm o objetivo de promover educação ambiental sobre práticas sustentáveis, comando e controle contra desmatamento e queimadas, assistência social e desenvolvimento socioeconômico e ações de saúde.