Primeira-dama Marlúcia Cândida homenageia as mães acreanas

A primeira-dama conversou com algumas mães na Maternidade Bárbara Heliodora (Foto: Arison Jardim/Secom)

A primeira-dama conversou com algumas mães na Maternidade Bárbara Heliodora (Foto: Arison Jardim/Secom)

Com a proximidade do Dia das Mães, a primeira-dama Marlúcia Cândida gravou, na quinta-feira, 9, uma mensagem televisiva homenageando as genitoras do estado. O VT, gravado na Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco, está sendo veiculado em várias emissoras.

Marlúcia escolheu pessoalmente a Maternidade para gravar a peça, por ser um local simbólico, de muita importância para as mães do estado. A primeira-dama também conversou com algumas parturientes e visitou setores do hospital, que hoje tem 97 leitos para as mulheres e outros 36 divididos em Leito Canguru, UTI Neonatal e UCI Neonatal.

Foi ainda no governo de Jorge Viana que a Maternidade passou por reformas. Na gestão de Binho Marques os investimentos permitiram reforma, ampliação e reestruturação, que garantiram uma estrutura de qualidade para acompanhamento das mulheres grávidas. O sistema de atendimento da Maternidade foi adequado às normas do Ministério da Saúde (MS), priorizando um serviço humanizado, com acompanhamento para a gestante e a família.

No Acre, cerca de 95% do atendimento dos partos são realizados no ambiente público. O governador Tião Viana aposta na humanização e tem trabalhado nesse desafio com toda sua equipe, em uma ação que presta a assistência do parto ao nascimento.

Com a intensificação no trabalho da Rede Cegonha, tem-se conquistado o melhoramento da ambiência para a garantia do parto humanizado. Na Maternidade Bárbara Heliodora e também no Hospital da Mulher e da Criança do Juruá isso já é uma realidade. E ainda este ano o trabalho chegará nos hospitais de Tarauacá, Feijó, Sena Madureira e Brasileia.

Outro trabalho na gestão de Tião Viana é  o respeito ao direito da mulher em ter o acompanhante de sua livre escolha no momento do parto, em todos os serviços de maternidade.

Atendimento Humanizado

Atendimento humanizado é oferecido na Maternidade Bárbara Heliodora (Foto: Arison Jardim/Secom)

Atendimento humanizado é oferecido na Maternidade Bárbara Heliodora (Foto: Arison Jardim/Secom)

A Maternidade Bárbara Heliodora atende os princípios básicos de humanização do atendimento propostos pelo MS. O primeiro é a classificação de risco, isto é, as gestantes que são cardiopatas, obesas, diabéticas ou hipertensas têm atendimento preferencial na unidade. Atualmente, uma gestante identificada como de alto risco em qualquer unidade básica de saúde de Rio Branco ou proximidades tem suas consultas de pré-natal automaticamente agendadas na Maternidade Bárbara Heliodora.

O segundo princípio recomendado pelo MS é a manutenção da sala de PPP (pré-parto, parto e pós-parto). Esses três tipos de atendimento compartilham o mesmo espaço na maternidade, o que significa comodidade para as pacientes.

A terceira recomendação é o alojamento conjunto de mãe e bebê. Após o parto e procedimentos de rotina, os dois ficam lado a lado na enfermaria, o que gera a bem-estar e segurança para ambos.

Amamentação

“Aqui as mães são estimuladas a amamentar”, relata Mirza Félix, gerente-administrativo da Maternidade e uma das fundadoras do Grupo de Estímulo ao Aleitamento Materno (Geama), que há 15 anos dispõe de uma equipe com pediatra, enfermeiro e técnico em enfermagem para orientar e apoiar as mulheres na amamentação.

UTI, UCI e Casa de Apoio Materno

A Maternidade Bárbara Heliodora atende a todos os princípios básicos da humanização recomendados pelo Ministério da Saúde (Foto: Arison Jardim/Secom)

A Maternidade Bárbara Heliodora atende a todos os princípios básicos da humanização recomendados pelo Ministério da Saúde (Foto: Arison Jardim/Secom)

“A Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e a Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), cada uma com 10 leitos, estão muito bem equipadas, contam com equipe multiprofissional e dedicam atenção especial não apenas para a mãe e a criança, mas também para a família”, diz Lorena Seguel, gerente-geral da Maternidade e do Hospital da Criança.

A Maternidade mantém, também, em suas proximidades, a Casa de Apoio Materno, para pacientes do interior do estado, que abriga mães de bebês que permanecem na UTI por dois ou três meses. Abrigadas na Casa, elas recebem alimentação e roupa lavada.

Mãe Canguru

O programa Mãe Canguru, que atende a bebês prematuros, conta com equipe de enfermeiro, pediatra, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista e psicólogo. Ali, todos os esforços são empreendidos, com o auxílio da mãe, para que o bebê ganhe peso. Para isso, a respiração e a amamentação recebem estímulos intensos.

Regulação de leitos

A regulação de leitos foi uma iniciativa realizada no último mês e garante que a gestante encontre uma vaga nas maternidades da capital ou nas proximidades.

Premiações

A Maternidade Bárbara Heliodora, devido às suas práticas de humanização do parto, obteve o Prêmio Galba de Araújo, em 2000. No ano seguinte, foi apontado Hospital Amigo da Criança, por cumprir os dez passos em prol do aleitamento materno. E, em 2011, recebeu o Prêmio Dr. Pinotti, que classifica a instituição como “Hospital Amigo da Mulher”. As três deferências são reconhecidas pelo Ministério da Saúde.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter