Fábio Araújo é aquele tipo de menino que, desde pequeno, não podia ver uma bola: saía correndo atrás. Aos 12 anos a paixão pelo futebol já lhe rendeu um fruto que, com certeza, será inesquecível e ficará para sempre gravado com orgulho: a medalha de ouro na categoria futsal masculino – 12 a 14 anos, na etapa nacional dos Jogos Escolares, que foi realizada em Natal (RN), de 5 a 14 de setembro.
O Acre fez bonito na etapa nacional da competição. A delegação, composta por 104 integrantes, entre estudantes, técnicos e professores, trouxe na bagagem uma medalha de ouro, duas de bronze, destaque no ciclismo e um atleta convidado para o teste da seleção brasileira de handebol, que será realizada em janeiro em Blumenau (SC).
Os atletas e professores receberam os louros da vitória ao chegar em casa. Eles foram homenageados no fim da tarde desta segunda-feira nas escadarias do Palácio Rio Branco pela primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida. “O esporte é vida, quem pratica tem saúde, está longe das drogas e tem um ideal para se dedicar. Os estudantes tiveram muitos motivos para desistir, mas eles persistiram, foram vitoriosos e agora nos enchem de orgulho. O governador Tião Viana também ficou muito orgulhoso e nós estamos muito felizes com os resultados obtidos. Mais uma vez os nossos estudantes foram motivo de felicidade para o nosso estado e nos representaram muito bem”, incentivou.
O secretário de Educação, Daniel Zen, parabenizou os atletas. “Vocês encheram o coração deste secretário de orgulho. Foi um investimento que fizemos, juntando todos os recursos que podíamos, mesmo com dificuldades, mas o resultado foi mais que compensador e todos as equipes estão de parabéns”, disse.
Alan Carlos Ferreira, coordenador dos Jogos Escolares, lembrou que em 12 anos de participação do Estado na competição o resultado deste ano foi inédito. “Das oito equipes coletivas, seis tiveram chances de se classificar para as finais e este foi um resultado que nunca conseguimos alcançar, além do ouro, dos bronzes, e dos destaques no ciclismo e handebol”, comentou.
Petronilo Filho, o “Pelezinho”, secretário Adjunto de Esporte, ressaltou o esforço do governo do Estado para garantir a participação dos atletas. “O resultado é compensador. E o retorno é maravilhoso, além do orgulho que temos dos nossos estudantes, eles são incentivados e motivados a apostar no esporte como uma atividade, a melhorar o desempenho escolar”, disse.
Também foi homenageado o atleta acreano Levi Azevedo, da Liga Acreana de Taekwondo, que competiu em três modalidades (Quebrantamento – Kiopá, Poomsae e Kyorugui), no XXX Campeonato Brasileiro de Taekwondo, e trouxe a medalha de ouro nas três categorias. “Eu tinha a expectativa de uma medalha, não de três, e não de ouro. Foi uma benção”, disse.
Confira os destaques que foram homenageados pela primeira-dama na solenidade:
– Futsal masculino – equipe de oito estudantes da Escola Estadual Diogo Feijó. Ouro.
– Futsal feminino – equipe de oito estudantes – Escola Maria de Lima Souza, Cruzeiro do Sul. Bronze
– Basquete feminino – Escola Divina Providência, Xapuri – Equipe oito alunos. Bronze
– Ciclismo, atleta Ardilei Silva, da Escola Carlos Vasconcelos, destacou-se na modalidade individual.
– Igor Maia, convidado para o Acampamento da Seleção Brasileira de Handebol.