Terminou na tarde desta quinta-feira, 10, a programação da Semana da Criança na Biblioteca da Floresta. A primeira-dama do Estado do Acre, Marlúcia Cândida, participou do encerramento, ocasião em que foi descerrado, na fachada da instituição, um painel gigante dos “25 Anos Chico Mendes Vive Mais!”.
As crianças da Casa de Leitura Chico Mendes também prestigiaram o ato. Depois, elas visitaram as exposições da biblioteca e descobriram um novo olhar sobre a história acreana.
“Eu achei muito interessante porque a gente aprendeu muito mais coisas sobre a história do Acre, sobre os índios e os seringueiros”, afirmou Antônio Marcos Morais, de 9 anos.
A Casa do Seringueiro, uma das exposições permanentes da instituição, foi o local que mais chamou a atenção das crianças. “Eu gostei muito desse espaço porque parece com a casa do Chico Mendes, e eu senti como se ele estivesse lá com a gente”, comentou Luzirene Duda, de 9 anos.
A coordenadora da Casa de Leitura, Maria Antônia, agradeceu a oportunidade de participar do evento. “Eu achei louvável a iniciativa e me senti muito honrada com o convite que a biblioteca nos fez. As crianças gostaram muito de conhecer o espaço e adoraram toda a programação”.
Ao final da visita, a Biblioteca da Floresta foi homenageada com músicas cantadas pelas crianças, entre elas “O Poeta Aprendiz” de Vinícius de Moraes.
A Semana da Criança teve início na terça, 8, com a visita de estudantes do colégio José Augusto. Alunos das escolas Djalma Teles Galdino e Castelo Branco também participaram da programação, na quarta-feira, 9.
As crianças também assistiram a uma apresentação de fantoches baseada no livro “A História de Chiquinho”, que narra a vida de Chico Mendes adaptada ao público infantil. Cada estudante recebeu um livro arrecadado na campanha de doação realizada pela biblioteca. Intitulada “Colhendo Livros, Plantando Cultura”, a mesma conseguiu arrecadar mais de 200 livros, revistas e quadrinhos infantis.
Chico Mendes Vive Mais!
A Semana da Criança fez parte da programação dos “25 Anos Chico Mendes Vive Mais!”, ações promovidas ao longo do ano para celebrar os ideais de Chico Mendes. Uma comissão especial foi criada no início de 2013 para a realização dessas atividades. Dirigido pela primeira-dama Marlúcia Candida, o grupo é formado por mais de 30 instituições governamentais, não governamentais, da sociedade civil e entidades ecumênicas.
“Esse e outros painéis que foram hasteados em alguns espaços públicos de Rio Branco é uma forma de homenagearmos Chico Mendes e lembrarmos o quanto ele foi e ainda é importante para o Acre e para o mundo”, afirmou Marlúcia.