Prevenção contra o fogo

Comissão Estadual de Gestão de Riscos Ambientais define atuação conjunta entre órgãos ambientais

A Comissão Estadual de Gestão de Riscos Ambientais se reuniu na Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) a fim de que a Câmara Temática de Queimadas antecipasse o plano de atuação para esse ano. Em junho, inicia-se a temporada que era típica de queimadas no Acre e o trabalho conjunto das secretarias pretende enfrentar o novo foco da questão com a prática de alternativas sustentáveis.

A avaliação do trabalho preventivo realizado no ano passado alertou sobre a continuidade deste projeto por meio de novas capacitações, intercâmbios, seminários, fiscalização, monitoramento e sobrevôos. As secretarias envolvidas são: Instituto do Meio Ambiente, IBAMA, Corpo de Bombeiros do Acre, Companhia Florestal, Ministério Público Estadual, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar, Secretaria de Estado de Saúde do Acre, Defesa Civil e SEMA.

Com perspectivas mais abrangentes, são previstos ainda resultados positivos com o trabalho de educação ambiental e formação de educadores ambientais populares. A representante da Secretaria municipal de meio ambiente, Vângela Nascimento, destacou o trabalho que está sendo feito de limpeza de áreas verdes e áreas de preservação permanente (APP). "Essa postura previne queimadas urbanas e todos esses locais limpos, como margens de igarapés, aproximam a comunidade para esse processo sustentável", explica.

O fortalecimento dos núcleos regionais e a adesão aos programas da Política de Valorização do Ativo Ambiental Florestal têm efetivado a prática da sustentabilidade no estado. O programa de certificação das propriedades já possui mais de 1700 adesões. Uma propriedade consegue o seu certificado por não usar o fogo e obedecer a normas técnicas e legais, em contrapartida o estado oferece apoio técnico e acesso às linhas de crédito oficiais.

"A cultura de se realizar queimadas está em um processo de desconstrução e o compromisso do estado para que isso se torne realidade é dar alternativas sustentáveis e juntos vamos ter um trabalho dinâmico para que seja minimizado ao máximo o uso do fogo. Cabe à população, tanto urbana, quanto rural, fazer sua parte e nos ajudar também realizando denúncias", enfatiza o secretário de meio ambiente, Eufran Amaral.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter