Prevenção e controle de infecção em UTI é tema de capacitação

Médicos e enfermeiros que atuam no controle de infecção hospitalar nos estabelecimentos de assistência à saúde que tem leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), da rede pública e privada do Acre, participam, de terça à quinta-feira (25 a 27 março) de uma capacitação sobre o Programa Estadual de Prevenção e Controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde.

A capacitação é destinada aos controladores de infecção em UTI, da rede pública e privada ( Foto: Assessoria Sesacre)
A capacitação é destinada aos controladores de infecção em UTI, da rede pública e privada ( Foto: Assessoria Sesacre)

O evento é promovido pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio da Coordenação Estadual de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), das 8h às 12h e das 14 às 18h, no auditório da Sesacre, no Centro de Rio Branco.

De acordo com a gerente da CCIH, Rossana Macedo, cerca de 20 profissionais estão participando, e o objetivo principal é capacitar os controladores de infecção nos estabelecimentos de UTI, para realizar a busca ativa das infecções relacionadas à assistência à saúde, baseados nos critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e tem como finalidade divulgar o programa nacional e estadual do paciente em UTI.

“A capacitação contribuirá para a qualificação do cuidado em saúde nos estabelecimentos com leitos de UTI’s, e visa reduzir os eventos adversos como as infecções hospitalares, quedas e úlceras por pressão, por exemplo. Temos um governo comprometido com a qualidade no atendimento em saúde, e capacitar profissionais significa promover a segurança dos pacientes dentro das UTI’s, seja em unidade pública ou privada”, garantiu Rossana.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter