Rafael Almeida, diretor-presidente do Instituto Socioeducativo do Acre (ISE), tem visitado as unidades de Rio Branco, Sena Madureira, Feijó e Cruzeiro do Sul, para apresentar aos servidores propostas e projetos da nova gestão e juntos construírem as metas a serem alcançadas este ano.
Segundo Rafael, fortalecer as atividades socioeducativas e inserir ainda mais as famílias na recuperação dos adolescentes em conflito com a lei será a meta central da sua gestão. Além de manter parceria com o Judiciário, como forma de resolver, por exemplo, o problema da superlotação.
“O Acre tem cerca de 300 adolescentes internos, e muitos estão preparados para serem reinseridos na sociedade, com todos os laudos prontos, aguardando apenas a decisão da Justiça para voltar para as suas famílias”, disse.
Governo investe na qualificação dos servidores
Desde que o Instituto Socioeducativo do Acre foi criado, em 2009, muitos investimentos foram realizados, entre eles, qualificação e reconhecimento ao trabalho dos funcionários da casa, para que o Instituto alcançasse os avanços necessários para uma boa gestão.
Para isso foram realizadas reuniões de alinhamento com o sindicato dos agentes socioeducativos. Entre as conquistas estão o pagamento do Prêmio de Valorização no prazo estipulado, o pagamento do adicional ao servidores efetivos que ocupam cargos de nível médio e têm formação superior, e a designação de servidores do quadro para o cargo de diretoria das unidades.
Rafael Almeida, por exemplo, é agente socioeducativo. Pela primeira vez um funcionário do quadro assume a presidência do Instituto, outros servidores já haviam assumido diretorias nas unidades.