Presidente do Imac participa do programa “Fala, Secretário”

Nesta terça-feira, 11, quem participou do Programa  “Fala Secretário” foi o presidente do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), Fernando Lima. Graduado em Engenharia Agronômica, já atuou no Instituto de Terras do Acre (Iteracre) e no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

 

Durante o programa, Fernando Lima respondeu diversas dúvidas dos interessados sobre focos de calor, programa de combate às queimadas e até arborização urbana. O presidente iniciou afirmando que o Imac atua em parceria com vários outros órgãos, como, por exemplo, as secretarias de Meio Ambiente Municipal e Estadual. Fernando Lima apresentou quais são as principais áreas e ações de sua pasta.

O Imac atua ainda orientando a população que reside nas florestas, pois há uma grande preocupação para que essas famílias tenham acesso aos programas de inclusão social, geração de renda e habitação, inclusive em locais de difícil acesso. Fernando Lima lembrou que as queimadas estão terminantemente proibidas. As pessoas que insistirem em atear fogo em folhas ou lixo podem ser penalizadas.

 

O Acre se encontra em um estado crítico de focos de calor. No momento o município onde há o recorde no registro de queimadas é Feijó. Segundo Fernando Lima, qualquer pessoa interessada pode consultar o endereço eletrônico www.inpe.br/queimadas, que disponibiliza em tempo real o monitoramento de queimadas e incêndios.

Para denúncias sobre queimadas e até poluição sonora, o Imac dispõe do telefone 3224-5694, para receber ligações 24 horas por dia, todos os dias da semana.

 

No último bloco do programa, Fernando Lima falou ainda do projeto que integra todos os órgãos de Meio Ambiente do Acre, que vão direcionar recursos para investir exclusivamente no processo de arborização da cidade. “Todo mundo sabe que a composição do verde urbano, desempenha um papel muito importante na manutenção da qualidade ambiental das cidades e melhora a qualidade de vida da população”, afirmou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter