Rota comercial

Presidente do Confea afirma que o Acre é estratégico para o desenvolvimento do país

Pela primeira vez no estado, Joel Krüger enfatizou que a posição geográfica do Acre ajudará na criação de uma nova rota comercial com países asiáticos e a costa oeste americana; Gladson reafirmou que seu governo é aberto ao diálogo e pediu apoio da instituição

Em visita institucional ao governador Gladson Cameli, o presidente do Conselho Nacional de Engenharia e Agronomia (Confea), Joel Krüger, afirmou que o Acre é um estado estratégico para o desenvolvimento do país no que diz respeito à posição geográfica por estar próximo ao oceano Pacífico e, consequentemente, aos países asiáticos. O continente concentra o maior mercador consumidor do mundo.

Krüger avaliou como positiva as recentes ações do governador Cameli durante viagem à China. Empresários do gigante país asiático demonstram claro interesse na instalação de um moderno complexo industrial e comercial na Zona de Processo de Exportação (ZPE), em Senador Guiomard. São esperados cerca de R$ 1 bilhão em investimentos e geração direta de, pelo menos, 20 mil novos postos de trabalho.

Presidente do Confea, Joel Krüger, acredita no potencial do Acre Foto: Marcos Vicentti/Secom

“O encontro com o governador Gladson Cameli foi bastante produtivo. Na oportunidade, podemos discutir projetos na área de infraestrutura e nós que defendemos a engenharia e a agronomia ficamos felizes com as propostas e a preocupação do governador com a engenharia, até pelo fato de ser engenheiro civil e um governador comprometido em melhorar a vida da população”, disse.

“O Acre pode ser um estado estratégico para o desenvolvimento do país considerando a ligação com o oceano Pacífico e as ligações comerciais que podemos ter tanto com parte dos Estados Unidos e com a China, principalmente, além de outros países. Esta perspectiva de futuro que está sendo montada no estado, eu tenho certeza que vai ser de grande valor para o desenvolvimento do Brasil”, completou Krüger.

Governador recebeu presidente do Confea e membros do Crea-AC no palácio Rio Branco (Foto: Marcos Vicentti/Secom)

A reunião realizada no palácio Rio Branco nesta quinta-feira, 31, contou ainda com a participação da presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-AC), Carminda Pinheiro, e demais membros da instituição.

Grandes obras serão executadas pelo governo a partir de 2020

Gladson explicou ao presidente do Confea que o governo prepara um grandioso pacote de obras voltado para a infraestrutura e mobilidade urbana. O gestor citou a futura construção de dois viadutos em Rio Branco como fundamental para solucionar e dar fluidez ao intenso tráfego de veículos. Um deles na região da Corrente, na confluência das rodovias BR 364 e AC 40, e outro entre a avenida Ceará, rua Isaura Parente e estrada Dias Martins.

Governador Gladson Cameli falou do grandioso pacote de obras públicas que está previsto a partir do próximo ano Foto: Marcos Vicentti/Secom

Outra importante obra diz respeito ao novo anel viário da capital acreana. O traçado da via ligará os bairros da chamada parte alta da cidade até a vila Custódio Freire, na BR 364, assegurando infraestrutura necessária para o desenvolvimento urbano daquela área. Também está nos planos do governador Gladson Cameli dar início à construção do Centro Administrativo do Estado no próximo ano. No total, serão investidos R$ 300 milhões em um espaço que concentrará todos os órgãos governamentais, proporcionando maior economicidade e eficiência dos serviços públicos oferecidos á população.

“Os meus olhos brilham quando vejo projetos de engenharia que melhorem a vida da nossa população. O nosso governo é aberto ao diálogo e a parcerias que nos ajudem a desenvolver o Acre. Conto com o apoio da Confederação e fico muito honrado com a visita de seu presidente e tivemos a oportunidade de debater sobre tudo aquilo que estamos planejando para os próximos anos porque eu tenho certeza que essas obras nos ajudarão a impulsionar nossa economia com a geração de milhares de empregos para nossa juventude e vamos construir um estado cheio de oportunidade para todos”, enfatizou Cameli.

O chefe do Executivo demonstrou sua empolgação com a sinalização dos chineses que pretendem investir no estado. Gladson lembrou que desde que entrou para a vida pública sempre defendeu o intercâmbio comercial por meio do oceano Pacífico e afirmou que chegou o momento do Acre assumir o protagonismo desta nova era de progresso e desenvolvimento.

“Tudo está a nosso favor neste processo. Já temos a ZPE pronta para funcionar, a estrada do Pacífico também já está concluída e recebemos a informação que o governo federal tem interesse na construção de uma nova estrada que ligará Cruzeiro do Sul a Pucallpa, no Peru. Durante a viagem que fiz, pude perceber que os chineses estão de olho no Acre e isso nos motiva a trabalhar ainda mais pelo nosso estado e dar todas as condições para que a prosperidade econômica chegue de uma vez por todas”, argumentou.