Presas recebem atendimento médico

Com o objetivo de realizar atividade médico-assistencialista, 24 alunos da Universidade Federal do Acre (Ufac), juntamente com uma professora médica responsável, realizam neste domingo, 21, atendimentos a 180 presas na Unidade Penitenciária Feminina de Rio Branco. A atividade faz parte do projeto “Feira Itinerante de Saúde”, na qual membros da ONG Internacional Federation of Medical Students Association of Brasil (IFMSA – Brazil) realizam atendimentos médicos de caráter preventivo à mulheres de diversos segmentos da sociedade.

Denominada “Outubro Rosa”, a campanha, com foco na prevenção do câncer de colo uterino, realizada nacionalmente no mês de outubro, também será contemplada com outros serviços, como palestra socioeducativas, planejamento familiar, exames preventivos de câncer do colo uterino, teste rápido para HIV e consultas ginecológicas realizadas pela médica Elaine Soares Leal, da Secretaria de Estado de Saúde.

Durante a semana, servidores do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) estiveram nos pavilhões fazendo a triagem para obter o número estimado de consulta e as necessidades que serão encontradas pela equipe que visitará a Unidade Feminina do Complexo Penitenciário da capital.

Segundo a diretora da Unidade Feminina, Marcella Moura, enfermeiras da Unidade de Saúde do complexo penitenciário realizaram pré-consultas com todas as presas para que no domingo o trabalho aconteça com maior fluidez. “Parcerias como esta são de grande valia para o sistema. A presa mulher, por uma questão de gênero, necessita de cuidados frequentes. Acreditamos que com essa atividade muitas dúvidas serão elucidadas no cárcere, principalmente o acesso à informação, que é muito importante”, disse a diretora.

Essa campanha conta com a colaboração da Secretaria Municipal de Saúde, com o fornecimento do material para realização dos exames ginecológicos, e do Cecom, para a leitura das lâminas dos exames citopatológicos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter