O governo federal, por meio da Secretaria Geral da Presidência da República, fez o lançamento oficial do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio 2013 (ODM), que representa o reconhecimento de boas práticas sociais, tanto de instituições governamentais quanto da sociedade civil, que ajudam o Brasil a atingir as metas pactuadas junto à Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Cúpula do Milênio, realizada em 2000. O evento foi na manhã desta quinta-feira, 18, no Teatro Plácido de Castro, onde estavam reunidos vários órgãos e entidades, que são parceiros na realização dessa mobilização.
O Prêmio ODM Brasil foi criado em 2004, com o objetivo de reconhecer, valorizar e incentivar as mais importantes e criativas ações da sociedade civil e dos governos, que ajudem o país a atingir seus ODMs. Além disso, tem reunido milhares de pessoas ao longo dos seminários de divulgação de boas práticas sociais, que servem de instrumento para a criação de políticas públicas a serem implantadas nas mais diversas localidades do Brasil.
O assessor da Secretaria Geral da Presidência da República, José Mauro Cassimiro, explica que essa é a quinta edição do Prêmio, cujas inscrições irão até o início de agosto, para a premiação que acontecerá em Brasília, com a presidente Dilma Rousseff, em 2014. “Podem participar prefeituras municipais, ONGs, associações, fundações, cooperativas, movimentos urbanos e rurais, sem fins lucrativos. Os projetos inscritos têm que ter pelo menos um ano de existência. As 30 melhores iniciativas serão escolhidas por um júri especial, sendo premiada a ação de referência para tornar o Brasil um país mais justo e igualitário”, declarou.
O Acre já é destaque nacional em outras edições da premiação. Em 2011 foi reconhecido pela Secretaria Geral da Presidência da República, como o Estado que realizou a melhor mobilização para o Seminário e, em 2012, a Casa Rosa Mulher foi premiada na categoria ações de combate à fome e à miséria.