Prêmio Literário da Academia Juvenil Acreana de Letras divulga lista dos finalistas

O Prêmio Literário da Academia Juvenil Acreana de Letras, de realização da academia em parceria com a Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) e o Gabinete da Primeira-Dama, torna público o resultado dos finalistas ao prêmio, nas categorias de Contos e Poemas.

São três finalistas em cada categoria, cujas classificações serão conhecidas durante a cerimônia de premiação, marcada para ocorrer no dia 11 de setembro. O evento que antes da pandemia estava marcado para ocorrer em abril, acontecerá agora com limitação de público, em respeito às normas sanitárias e prevenção ao contágio pelo novo coronavírus.

A comissão julgadora analisou aproximadamente 100 obras de jovens de diversos municípios do Acre e decidiu pelos seis candidatos que disputam a partir de agora o primeiro lugar.

O primeiro lugar de ambas as categorias receberá ainda o valor de R$ 300 Foto: Edson Brunno/Cedida

Na categoria Contos, o prêmio homenageia a escritora Florentina Esteves, com a comenda confeccionada pela FEM, que será outorgada ao 1º, 2º e 3º lugares. Já na categoria Poemas, o homenageado é o poeta J. G. de Araújo Jorge, também acreano, cuja comenda será outorgada aos finalistas da categoria. O primeiro lugar de ambas as categorias receberá ainda o valor de R$ 300,00.

Para o presidente da comissão organizadora, Jackson Viana, esse é um momento histórico para a literatura. “Nós sempre sonhamos com a realização desse prêmio, no entanto, por diversos fatores, nunca conseguimos concretizá-lo. Sem dúvida alguma, a conquista desses jovens é uma conquista também para a literatura juvenil do nosso estado que a cada dia se torna mais forte. Só temos a agradecer a parceria das instituições que estão conosco nesse projeto”, finaliza.

Categoria Contos:

A vergonha da origem de Renato Freitas de Menezes
Formiguinhas de Alexia de Albuquerque Assem
Por trás da porta de Wudson Chaves da Silva Junior

Categoria Poemas:

Desesperançado de Marcos Vinícius Silva de Araújo
Gênesis (Zima Black) de Natan de Lima França
O brado de cavaleiro de Igor Felipe Teixeira de Souza

Clique aqui e confira o relatório final na íntegra:

RELATÓRIO DO RESULTADO DE FINALISTAS

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter