Sete categorias do prêmio principal e outras sete divididas entre os prêmios Fieac e Detran, nas categorias Apoio à Indústria e Trânsito, são as oportunidades que jornalistas do Acre têm para mostrar seus trabalhos e concorrer a R$ 43 mil, no total das premiações. As inscrições terminam na terça-feira, 6, às 20 horas, na sede do Sindicato dos Jornalistas do Acre (Sinjac), localizado na Rua 24 de Janeiro, 50, bairro Seis de Agosto, em Rio Branco.
Nesta edição, o Chalub Leite será realizado dentro da programação do 35º Congresso Nacional dos Jornalistas, promovido pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), e reunirá, de quarta a domingo, delegados sindicais, convidados e observadores de todo o país, que debaterão sobre “Os Desafios do Jornalismo e sua Contribuição para o Desenvolvimento Sustentável”.
Em 2011, o Prêmio Chalub Leite recebeu 113 trabalhos de jornalistas acreanos nas categorias impresso, televisão, radiojornalismo, charge, fotojornalismo, melhor imagem, indústria e trânsito. Somente na premiação principal o valor dos prêmios é de R$ 24,5 mil. Reportagens que divulgaram ações sociais e iniciativas educativas da Indústria e Trânsito podem ser inscritas nos prêmios Fieac e Detran, respectivamente. Em todos os casos, as reportagens devem ter evidenciado fatos ocorridos somente no Estado do Acre.
Criado em 2000 pelo então presidente do Sinjac, o cinegrafista Raimundo Afonso, o prêmio promove um encontro entre os profissionais do Estado, ao mesmo tempo em que sugere o debate sobre temas relevantes.
O tema do congresso é assunto recorrente, controverso e delicado no dia a dia das redações e um das áreas que mais despertam o interesse dos jornalistas do Estado, ao fazer denúncias, narrar iniciativas pioneiras e incitarem o debate entre as instituições. A localização do Acre, sua biodiversidade, o pioneirismo em projetos ambientais e o fato de ser berço de pessoas que figuram como símbolos da luta ambiental favorecem o interesse em manter viva a discussão sobre o tema.
“Essa característica foi decisiva para a escolha do Acre há dois anos como sede do Congresso Nacional dos Jornalistas. Estamos felizes por realizar o Chalub dentro da programação desse encontro, que discute questões profissionais e também incentiva a troca de informações e o debate”, disse a vice-presidente do Sinjac, Jane Vasconcelos.
O regulamento para a participação no XIII José Chalub Leite pode ser acessado na página do prêmio (http://www.sinjac.com.br/